A funcionária da Câmara Municipal de Caminha que estava de baixa há mais de 2 anos por problemas ósseos e que, perante o espanto dos que a conheciam, não ficaram indiferentes ao vê-la dançar na romaria de S. João d’ Arga! A surpresa terá sido menor ao vê-la participar, alegre e a dançar, no cortejo das festas da Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora!
Conforme a nossa reportagem da edição do MD de 1 de Agosto https://minhodigital.pt/valha-nos-deusa/ , Maria de Deus Silva tinha aparecido nas populares festas de S. João D’ Arga, sempre a dançar e a tocar bandolim, o que terá merecido sorrisos e não impedia de bater palmas o presidente da autarquia de que a foliona ainda é funcionária. Fazendo fé às lendas seculares daquele local icónico pela devoção dos peregrinos que ali se deslocam, a realidade, para crentes ou não, é que os problemas de saúde de Deusa – como é mais conhecida – desapareceram!
E não foram melhorias temporárias dado que, após pouco mais de uma semana, a outrora doente que estaria muito limitada em movimentar-se, aparece como figurante no Cortejo Etnográfico das festividades de Vila Praia de Âncora (ver vídeo em baixo), sempre sorridente, a espelhar felicidade e barulho com o seu ruidoso bandolim, tendo até tempo para dar uma entrevista à Rádio Popular Afifense.
Vídeo: https://youtu.be/joqB76yN-Ds
PUBO marido, igualmente de baixa por volta da mesma altura da sua ‘cara-metade’, também funcionário da autarquia, apesar de ser visto amiúde em Caminha, eventualmente poderia estar arrependido de não ter subido ao mosteiro em veneração a São João Baptista!
O MD questionou por e-mail a ADSE que tem a responsabilidade das baixas, mas até ao momento, não recebeu qualquer comentário.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!