IX Festa da Gente Miúda em Ponte de Lima

A Festa da Gente Miúda volta em 2022, com a sua 9ª edição, e pretende animar e encher de vida o Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, sob a temática da Disney.

Uma iniciativa dirigida principalmente para o público infantojuvenil conta com atividades gratuitas e lúdicas que incentivam à exploração da criatividade e da autoconfiança através da descoberta de novos interesses, da ciência à arte, e da culinária ao meio ambiente.

A inauguração do evento acontecerá sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 14h30 – na Expolima. A primeira atividade, das 16h00 até às 20h00, é A Cozinha Ratatouille onde os participantes irão aprender a fazer a sua própria pizza com a ajuda do Chef Márcio Costa. Às 21h00 os Pequenos Atores do Lima irão apresentar a peça “Uma Aventura no Banco do Jardim”. Logo em seguida, às 21h30 dá-se início à sessão de cinema com o filme de animação “Estranho Mundo”. O primeiro dia encerra às 23h00.

Sábado, dia 17 de dezembro, as atividades começam às 10h30, logo após a sua abertura, com a demonstração de patinagem da ADL Limianos. Às 11h inicia-se o workshop “Sou Princesa ou Dragão?” pelo Atelier Entrópico. Após o encerramento intermédio às 12h30, as portas são abertas novamente às 14h. A tarde do segundo dia começa com dois workshops às 14h30: “Jogos de Tabuleiro” e a 2ª sessão de “Sou Princesa ou Dragão?”. A Casa do Povo de Freixo apresenta Pezinhos de Dança às 16h00. Das 16h00 às 20h00 o Chef Márcio Costa voltará com a 2ª sessão de “Vem Fazer a Tua Pizza”. A próxima apresentação é do Ballet de Ponte de Lima às 17, seguindo-se de um workshop de fotografia “Eleva a Edição das Tuas Fotos ao Máximo” por OneNightAt. Um dos momentos altos deste certame, que contará com a presença do Pinchas, a mascote da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, será a Festa de Pijama onde irão ser ensinadas danças populares no TikTok, iniciando-se às 21h00. A 2ª sessão de cinema irá mostrar o filme “Mínimos 2: A Ascensão de Gru”, sendo o encerramento às 23 horas.

No último dia, domingo dia 18 de dezembro, a abertura volta a ser às 10h30, começando com A Cozinha Ratatouille onde a Chef Rita do Estúdio Larilolela irá confecionar a Bolacha Gingy do filme Shrek. Após o encerramento intermédio, às 12h30, volta A Cozinha Ratatouille, desta vez com o Chef Bruno da EPRALIMA irá continuar no tema “Bolachas”. A última atuação será o Circo Mágico de Natal às 15h30.

Paralelamente a estas atividades existem pinturas faciais, insufláveis, máquinas de jogos, e muitas outras alternativas que prometem divertir os mais jovens. O Spa das Princesas, da autoria da Escola Profissional do Alto Minho estará aberto durante o dia de sábado e de domingo. Vários Serviços Educativos do Município de Ponte de Lima, nomeadamente o Arquivo Municipal, o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, a Biblioteca Municipal, o Museu dos Terceiros, o Centro de Interpretação da História Militar, Centro de Interpretação do Território, a Estação do Tempo do Romano, o Museu do Brinquedo Português e a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, irão também marcar a sua presença na forma de várias oficinas.

A Festa da Gente Miúda é de entrada livre, apenas o Circo Mágico de Natal requer o levantamento de bilhetes gratuitos, disponíveis no Teatro Diogo Bernardes e Quiosque Ciganinhos a partir do dia 29 de novembro.

  Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Lima