Janeiras encheram a noite courense

Cantar as Janeiras

Nem o frio nem a chuva afastaram as pessoas do Encontro de Janeiras de Paredes de Coura, que no passado dia 9 encheu por completo o Centro Cultural local. A sala estava repleta e pelo palco passaram os vários grupos, com mais ou menos instrumentos, com mais ou menos participantes, porque o importante era o assinalar da tradição.

O Encontro de Janeiras de Paredes de Coura vai já sua décima quinta edição e já um dos eventos grandes do concelho durante o mês de Janeiro. Isso mesmo assinalou Maria José Moreira, vereadora do município courense, que fez questão de marcar presença no evento, saudando o público e os participantes. “É a reunião desta grande família que são todos os courenses, que aqui vêm celebrar a entrada no novo ano e desejar um feliz 2016”, referiu a autarca.

Maria José Moreira lembrou também que, mais do que o encontro em si, que vai já em 15 anos de existência, trata-se de honrar “uma tradição muito antiga em Paredes de Coura, que é o cantar das Janeiras”. Aliás, não é só no Centro Cultural que os cânticos se fazem escutar, já que ao longo de todo o mês vários grupos de cantores e tocadores percorrem as várias freguesias do concelho, mantendo viva uma tradição que se pretende passar dos mais velhos para os mais jovens e que, a avaliar pelas presenças da juventude courense no palco do Centro Cultural, parece ter futuro assegurado.

No final do Encontro de Janeiras, onde participaram diversas associações culturais, desportivas e recreativas e ainda grupos de catequese do concelho, todos os elementos subiram ao palco e, em conjunto com o público presente, entoaram uma mesma canção. Como que a dar o mote para o convívio que se faria a seguir, de volta duma mesa com alguns dos petiscos famosos de Paredes de Coura.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Coura

Junte-se a nós todas as semanas