Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

JOAQUIM ROCHA AFONSO ELEITO PRESIDENTE DO ‘NÓS CIDADÃOS’!

Joaquim Rocha Afonso

‘Nós, Cidadãos!’ elegeu os novos órgãos de direcção. Joaquim Rocha Afonso substitui Mendo Castro Henriques na liderança do Nós, Cidadãos! O novo presidente, embora de origem transmontana, durante vários anos foi o Comandante da Capitania Marítima de Caminha numa altura ‘sensível’ em que estavam instaladas no distrito várias redes de narcotráfico que se movimentavam nas ‘lanchas voadoras’!

  

O III Congresso do Nós, Cidadãos! decorreu no passado dia 14 em Portalegre, na Casa da Urra.

Com a maioria dos militantes e simpatizantes a participar no congresso via online, de forma a respeitar as medidas do Estado de Emergência, foram eleitos os órgãos dirigentes do ‘Nós, Cidadãos!’ para o triénio 2020/2023. Joaquim Rocha Afonso substitui Mendo Castro Henriques, fundador do partido, no cargo de presidente. 

PUB

 

Nascido em Trás-os-Montes, cumpriu carreira enquanto militar na Marinha de Guerra Portuguesa em vários postos. Actualmente exerce funções como investigador na Instituto do Mar – DCEA/FCT-UNL e foi fundador e vice-presidente da Plataforma das Associações da Sociedade Civil – Casa da Cidadania até à presente data. Foi mandatário nacional para o Ambiente da candidatura à Presidência da República de Fernando Nobre, mandatário de Paulo Morais para a área de Segurança e Ambiente em 2016, cabeça de lista por Bragança em 2015 e secretário-geral em 2019 do ‘Nós, Cidadãos!’

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

No congresso liderou a lista A onde apresentou a moção “A União dos Movimentos de Cidadãos e o Futuro de Portugal” onde defendeu a consolidação da matriz do ‘Nós, Cidadãos!’, 5 anos após a sua fundação, enquanto plataforma agregadora de movimentos de cidadania e cidadãos independentes. 

PUB

 

Nesse âmbito, a candidatura à Comissão Nacional contou com a entrada dos líderes do Movimento de Cidadania Independente – Mais e do Democracia21, Carlos Magalhães e Sofia Afonso Ferreira, eleitos vice-presidentes.

 

PUB

Assumindo-se como plataforma política natural de todos os movimentos independentes a nível autárquico, o partido pretende focar-se nas próximas eleições autárquicas, agregando candidaturas independentes a par de uma coligação alargada com vários partidos sem representação parlamentar.

 

Enquanto bandeiras, o ‘Nós, Cidadãos!’ defende um novo sistema político e eleitoral; aposta no crescimento demográfico e numa maior coesão social; na valorização da interioridade, com a necessária maior coesão territorial, e numa estratégia nacional para o país.

PUB

Moção de Estratégia: “A União dos Movimentos de Cidadãos e o Futuro de Portugal”

Portugal está doente e cada vez mais descrente nos políticos que há tanto tempo nos desgovernam.

De facto, assistimos ao pior circo possível, com evidente desnorte, incapacidade de organização e planeamento do que quer que seja, por parte do “maior governo de sempre” do nosso país. É tempo de lutar pelo progresso, pela qualidade de vida e, acima de tudo, pela devolução da ESPERANÇA NUMA VIDA MELHOR aos portugueses.

Cinco anos após a sua fundação, Nós, Cidadãos, reassumimos a nossa matriz original: Uma plataforma de movimentos de cidadania e de cidadãos politicamente independentes. A ligação aos principais movimentos de cidadania entretanto surgidos é prova disso.

No nosso mandato, a grande prioridade serão as Eleições Autárquicas de 2021 – e por isso não nos iremos distrair com as Eleições Presidenciais que se realizarão dentro de dois meses e que já têm um vencedor anunciado. Iremos consolidar os bons resultados de 2017, agregando mais candidaturas independentes que até ao momento têm concorrido sem qualquer patrocínio partidário. O nosso movimento foi, é e será sempre, a plataforma política natural de todos os movimentos independentes a nível autárquico.

Por isso, agregamos nesta candidatura pessoas do Movimento “Democracia 21” e do “Mais: Movimento de Cidadania Independente”. Está também em vias de concretização uma plataforma mais alargada, com outros partidos e movimentos. Porque só assim, solidamente implantados a nível local, Nós, Cidadãos! teremos melhores resultados em futuras Eleições Nacionais.

Quanto ao nosso Programa Político, reafirmamos a nossa fidelidade aos quatro pontos cardeais que, desde a nossa fundação, têm estruturado a nossa intervenção: Novo sistema político e eleitoral. 

– Como demonstram todos os indicadores, temos uma classe política que cada vez menos nos representa e um sistema partidário cada vez mais esgotado e bloqueado. É tempo de promovermos novas vozes, no aprofundamento da democracia participativa, com mais consultas populares. O objectivo último será sempre o fim do monopólio dos partidos políticos no acesso ao parlamento e a sua abertura à cidadania.

– Aposta no crescimento demográfico, com maior coesão social: Em novos tempos de crise, importa apostar numa maior coesão social, promovendo o crescimento demográfico, essencial para a sustentabilidade futura do país, requalificando o Estado e os Serviços Públicos, através de um novo Contrato Social com os cidadãos e de um combate sem tréguas à corrupção.

– Aposta na valorização da interioridade, com maior coesão territorial: Como os incêndios que ano após ano têm assolado o país demonstram, Portugal tem sido desgovernado nestas últimas décadas. É tempo de apostarmos, realmente, no ordenamento do território e na sua gestão equilibrada, valorizando devidamente todo o interior do país, que tem sido desprezado pela nossa classe política. Defendemos também a intransigente preservação ambiental dos ecossistemas e combateremos o consumismo, em particular a poluição descartável.

– Nova estratégia nacional: Sempre mais preocupada com as próximas eleições, a nossa classe política não tem tido uma visão estratégica do país. Portugal é um país europeu, atlântico e lusófono, à escala global, e é tempo de assumirmos, de forma coerente e consequente, essa tripla condição. Juntos, vamos conseguir recuperar Portugal para os portugueses devolvendo-lhes a esperança num futuro melhor e mais justo para todos.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas