Jornadas de Marketing Valença teve casa cheia

Oradores falaram da importância do conteúdo e de “falhar para depois vencer”. Aconselhando os jovens a focar-se na formação os oradores das IV jornadas foram unânimes em defender a procura constante do conhecimento e o adquirir experiências em diferentes áreas. Com o público, a ser maioritariamente estudantil, os nove oradores direcionaram o seu discurso para a audiência.

Ana Maria Lima, Senior Content Manager no E-Konomista.p, integrou o primeiro painel da manhã, cujo tema foi o Marketing Digital e defendia que “tenho de conhecer bem o produto e o nosso público para definir uma boa estratégia de conteúdo”. A ex-jornalista manifestava a necessidade de as empresas apostarem em “bom conteúdo” para “estarem nas primeiras posições do Google” e “contrariarem as mudanças no algoritmo do Facebook”.

Especialista em ecommerce, Vera Maia orientou a sua apresentação para os oito passos para implementar uma “boa estratégia de ecommerce”. A empreendedora falou da identificação dos produtos/serviços; integração de sistemas; da logística e transportes; métodos de pagamento; serviço de apoio ao cliente; plataformas de ecommerce e a definição de uma estratégia de marketing digital. “O desafio do ecommerce é a captação de tráfego qualificado. Criar uma boa loja online é fácil, o difícil é atrair tráfego qualificado”.

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

João Victor, Social Media do FC Porto, manifestava que “o digital está em constante evolução”. Contudo, garantiu que “o grande foco é a qualidade e a relevância do conteúdo”.

PUB

Com a “necessidade de contar histórias” inerente ao ser humano surge o storytelling. O segundo painel da manhã abordou esta temática e João Miguel Lopes salientou que “as marcas que querem ser fortes orientam-se pela criação de laços emocionais e de uma experiência”.

Vanessa Arlandis, que já trabalhou em diversos países, sublinhava que “a sorte dá muito trabalho e há muitos não”. Concluindo que “hoje somos contratados pelo quanto estamos dispostos a aprender”.

 

PUB

Marketing de eventos trouxe música e carnaval

Dois festivais de música e o Carnaval de Ovar foram os motivos do painel da tarde. João Carvalho, fundador do Festival de Paredes de Coura; Raúl Duro, do Neo Pop e Alexandre Rosas, vereador da Câmara Municipal de Ovar foram os responsáveis pelo encerramento das IV Jornadas de Marketing Valença.

“Nós queremos fazer música em contacto com a natureza”, começava por referir João Carvalho. Lembrando que o Paredes de Coura é um festival que aposta no “marketing do coração”. Surgindo de uma brincadeira, o evento evoluiu de um custo de 900 euros para três milhões e meio de euros, que custa na atualidade. Contudo, um dos organizadores manifestou que “nós alimentamos sempre essa história de amor”.

O organizador do festival Neo Pop garantia a aposta na “comunicação fora da caixa”. Raúl Duro falava das dificuldades e referia que “a nossa preocupação é a segurança das pessoas e que elas se divirtam”.

PUB

O vereador da Câmara Municipal de Ovar apresentava uma iniciativa com mais de 100 anos. Alexandre Rosas falava de um investimento de 700 mil euros, e que traz um retorno de milhões para aquela localidade.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Valença, Escola Superior de Ciências Empresariais, Associação de Marketing do Norte e de diversas entidades do Alto Minho, entre as quais o Minho Digital.

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas