Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

José Manuel Carpinteira pede ao Governo reforço orçamental para Unidade de Saúde Alto Minho

O deputado do PS eleito por Viana do Castelo, José Manuel Carpinteira, instou a nova ministra da Saúde, Marta Temido, a possibilitar o adequado reforço orçamental da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, que, disse, está há anos suborçamentada.

Numa audição à governante, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado (OE) na especialidade, o parlamentar lembrou que a ULSAM – Unidade Local de Saúde do distrito de Viana do Castelo -tem vindo a melhorar os indicadores de acessibilidade, desempenho e qualidade. No entanto, frisou, esta “melhoria na prestação de cuidados de saúde, assim como as várias medidas e alterações legislativas, tem levado a um aumento significativo da despesa, sem a devida compensação orçamental”.

José Miguel Carpinteira revelou ainda que é reconhecido o esforço considerável que a administração e os profissionais de saúde têm vindo a fazer para a melhoria dos serviços. No entanto alertou que existem algumas carências que urge resolver, nomeadamente em recursos humanos e equipamentos. “Para ultrapassar essas dificuldades é fundamental reestruturar o financiamento desta Unidade de Saúde, porque de acordo com a Administração, a situação já ultrapassou o limite em termos orçamentais e financeiros”, defendeu.

O socialista reiterou ainda que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho está subfinanciada, desde 2011, recebendo (per capita) abaixo da média nacional, apesar da complexidade e da dispersão geográfica. “Este continuado subfinanciamento tem prejudicado os necessários investimentos e um progressivo aumento da dívida a fornecedores”, lamentou, esperando uma resolução do problema em breve “tendo em consideração as alterações previstas ao modelo de financiamento dos hospitais” e a ação estratégica na recuperação do Serviço Nacional de Saúde.

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas