A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima acolheu, no passado dia 8 de maio, a fase final de mais uma edição do Concurso Concelhio de Leitura, uma iniciativa promovida pelo Município de Ponte de Lima em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho, com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura e valorizar competências de literacia, compreensão leitora e expressão oral entre os estudantes limianos.
A primeira fase do concurso decorreu nas bibliotecas escolares, que apuraram os finalistas dos quatro ciclos de ensino – 1.º, 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário – para a grande final. No total, participaram 29 alunos, do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo até ao ensino secundário.
Na prova final, os jovens foram desafiados a demonstrar as suas competências através da leitura expressiva de excertos literários, justificando as suas escolhas com argumentos claros e fundamentados. O júri, composto por personalidades do meio cultural e jornalístico, teve a difícil missão de selecionar os melhores entre os melhores:
- Fernando Pereira, Diretor do Jornal Alto Minho
- Andreia Cunha, Jornalista do Alto Minho TV
- Sá Lima, Diretor da Rádio Ondas do Lima
- Fernando Hilário, Presidente da Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima
- Ana Carneiro, Coordenadora da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
Os vencedores do concurso foram:
PUB- 1.º Ciclo: Simão Cerqueira Puga Borges Quintela (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima)
- 2.º Ciclo: Francisco Oliveira Moreno Cid (Agrupamento de Escolas António Feijó)
- 3.º Ciclo: Maria Francisca Araújo (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima)
- Ensino Secundário: Letícia Cunha Martins (Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima)
Todos os participantes demonstraram entusiasmo, empenho e dedicação, revelando não só o seu apreço pelos livros, como também uma notável capacidade de comunicação e interpretação.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Sousa, que enalteceu a qualidade dos desempenhos e sublinhou a importância de iniciativas como esta para a formação integral dos jovens. Todos os concorrentes foram distinguidos com certificados de participação, prémios e um merecido aplauso por parte da organização.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!

O Concurso Concelhio de Leitura 2025 destacou-se, uma vez mais, como uma celebração do livro e da palavra, revelando talentos promissores e consolidando o papel da leitura como pilar fundamental da educação.