Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Judoca do “JUCAMINHA” na Selecção Nacional na Taça da Europa

judo

Ricardo Lopes do (Jucaminha), na elite da modalidade Olímpica do Judo.

Depois de ter conquistado o titulo de Vice-Campeão Nacional de Judo no Portimão Arena, em que participaram 320 atletas Cadetes, de 42 clubes de Judo do território Nacional incluindo Madeira e Açores, carimbou o passaporte para representar Portugal na Taça da Europa de Judo (Cadets European Cup 2019) a realizar em Fuengirola (Espanha), levando bem longe o nome da Região e do Concelho de Caminha “Cadets European Cup 2019” Taça da Europa de Judo em que já asseguraram presença 488 competidores de quatro Continentes em representação de 25 Países, uma das mais importantes provas do Calendário Competitivo Internacional, onde há uma forte aposta participativa dos países, pois trata-se de uma categoria incubadora de potenciais atletas Olímpicos.

Portugal através da Federação Nacional e das Associações Distritais, está a desenvolver uma politica desportiva neste sentido, abrindo a possibilidade a este escalão de atingir patamares competitivos elevados no panorama Internacional. Passando assim uma mensagem clara aos clubes, que devem apostar nos seus atletas cada vez mais cedo, promovendo e incentivando-os competitivamente, com intuito de alcançarem resultados relevantes para modalidade, dignificando o País e neste caso em particular o Concelho de Caminha. Mais um atleta que triunfa no Jucaminha, agora fazendo parte da Selecção Nacional de Judo, com objectivos de participação em provas internacionais de nível A, Europeu e Mundial. Podemos estar a criar um atleta Olímpico, mas é preciso condições para tal, naturalmente só possível com o apoio do Município de Caminha e das Forças Vivas do nosso Concelho. Ricardo Lopes,tem potencial e o seu curriculum já é prova disso: Várias conquistas em Torneios Nacionais e Internacionais (Medalhas de Ouro, Prata e Bronze) Campeão da Zona Norte, em 2017 foi também Vice-Campeão Nacional de Juvenis.

Continua assim o Jucaminha a ser um viveiro de Campeões, agora com mais esta jovem promessa, não esquecendo outros Judocas de relevo do Clube: Lais Brito, André Silva, André Caldevilla, João Cerquido e as Juvenis que já triunfam em Provas Nacionais Luana Guerreiro e Irina Guerreiro. A equipa técnica constituída pelos treinadores David Costa e José Oliveira sente-se feliz e orgulhosa pelo trabalho levado a cabo e pelo empenho dos seus atletas. São razões mais que suficientes para apoiar este clube, um Clube eclético com 350 atletas nas suas diversas modalidades, considerado uma referência no panorama Nacional e da Região. Torna-se cada vez mais premente conseguir um espaço próprio para o desenvolvimento da modalidade, onde não seja necessário por exemplo, entre outros, a montagem e desmontagem da área de treino (Tatamis – Tapetes de Judo) que tiram tempo e ritmo de treino principalmente aos atletas de competição.

PUB

Muito mais seria possível se as condições de treino do Clube fossem melhoradas, quer em termos de resultados competitivos, quer em termos de organizações de Acções de Formações, Estágios e outros eventos.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas