Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Lenda sobre criação das Muralhas de Valença é uma das grandes atrações de concerto musical

coral_polifonico_de_cerveira

Conta a história de duas princesas que venceram um príncipe Mouro;

Além do tema inédito, evento terá música da Quadra Pascal;

Momento musical conta com participação de crianças, adultos e seniores.

 

PUB

As Muralhas de Valença vão ser “invadidas”, numa só noite, por música pop internacional, cantigas alusivas à Páscoa e ainda uma obra musical inédita que conta a história de duas princesas que venceram um príncipe Mouro e que essa disputa deu origem, precisamente, àquelas muralhas e ao Rio Minho. O evento decorre este sábado, dia 13 de abril, às 22h, na Igreja de Santo Estêvão e consiste num concerto único que terá como protagonistas o Coro Polifónico* e o Coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira**.

 

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A iniciativa acontece no âmbito do projeto Sente a História, que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o vigésimo segundo concerto da iniciativa, que tem como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

 

PUB

O Coro Polifónico de Vila Nova de Cerveira ficará responsável pela interpretação do repertório alusivo à Quadra Pascal, bem como à estreia de uma das obras encomendadas pelo projeto Sente a História inspirada na mitologia do Alto Minho: a Lenda da Porta do Sol (cuja história e letra podem ser conhecidas aqui: https://senteahistoria.com/2018/04/05/lenda-da-porta-do-sol-valenca/ ) com música de Telmo Marques e letras de Augusto Canário).

 

Já o Coro Infanto-Juvenil de Vila Nova de Cerveira ficará a cargo do repertório de música pop internacional.

PUB

 

Os dois Coros terão na direção Cíntia Pereira*** e no piano Nuno Areia

Às 21h30 realiza-se a visita guiada e animada à Igreja de Santo Estêvão, um templo românico do século XIII. Ali esteve sediada a Colegiada de Santo Estêvão de Valença, bem como o Bispado de Ceuta. Desses tempos é possível apreciar a cadeira bispal, em estilo gótico-mudéjar Igreja de Santo Estêvão, bem como os cadeirais e as pinturas da vida de Stº Estevão. O templo conserva, ainda, o único quadro existente em Portugal da Virgem a amamentar o menino que escapou à Inquisição.

 

PUB

O concerto e a visita têm entrada gratuita.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas