Lendas e Mitos do Brasil: O burro estava velho e o poço estava seco!

A FÁBULA DO BURRO

Um dia, o burro de um camponês caiu no poço. Não chegou a se ferir, mas de lá não sairia sem a ajuda de alguém. O animal chorou durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o burro estava velho e que o poço estava seco, iria ser tampado.

Por isso, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o burro. Cada um deles pegou uma pá e começaram a jogar terra dentro do poço.

O burro percebeu o que estavam fazendo e chorou desesperadamente.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Porém, aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou.

Ilustração colhida na Internet

O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o burro a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra. Assim, o burro conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali, trotando.

Caro amigo:

A vida vai lhe jogar muita terra nas costas.

O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima.

Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos.

Use a terra que lhe jogam para seguir adiante!

Ao encontrar uma pedra em seu caminho. Suba nela e passe por cima dela, ou saiba dar a volta em seu contorno e prossiga na viagem.

PUB

BORA SACUDIR?

O que que é uma fábula?

Fábula é um texto predominantemente narrativo, quase sempre uma história curta em prosa, com personagens sem muita complexidade e de caráter ético e moral. A fábula é um gênero muito utilizado no processo de formação ética e moral dos indivíduos.

A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história. Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais, ensinamentos para os seres humanos.

 

LENDAS PESQUISADAS E RECONTADAS POR

Antônio J C da Cunha – Duque de Caxias / Rio de Janeiro.

Natural da Freguesia de Geraz do Minho(Lugar de Guichomar) –

Concelho da Póvoa de Lanhoso

  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Também pode gostar