Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

‘Les Saint Armand’ no ‘Bar Porta 93’ em Viana do Castelo

Têm nome francês, mas cantam em português. Falam de amor e da vontade. Da razão e da loucura. Assim celebram a vida. A sua música tem um carácter próprio já marcado por quase dez anos de existência. Em constante mutação e maturação, lançaram o disco de estreia, “Nó”, no dia 5 de Novembro. E no dia 22 vão dar um concerto em Viana do Castelo.

Fotos: Margarida Araújo

PUB

“O nome pode atraiçoar os mais distraídos, já que o grupo canta todo o seu repertório em português”, escreveu o Jornal de Notícias. E descreveu a sonoridade da banda: “com percussão sentida e dedilhados calmos na guitarra”. “Nó” já está disponível em diversas plataformas online. O single e primeiro videoclip do colectivo é o tema “Nó” e foi uma criação de Les Saint Armand e Francisco Lobo e conta com a interpretação de António Durães e Mafalda Lencastre.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

PUB

O êxito que têm alcançado e o facto de virem actuar no dia 22 ao conhecido ‘Bar Porta 93’ na zona histórica (junto à Praça da Erva) em Viana do Castelo, são mais que motivos para justificar uma entrevista. Sempre sorridentes e afáveis, aceitaram interromper o ensaio para nos receberem.

 

Minho Digital (MD) – Quais são os vossos nomes e que instrumentos tocam?

PUB

Les Saint Armand (LSA) -Tiago Correia (guitarra,voz) André Júlio Teixeira (guitarra, voz, sopros) António Parra (cavaquinho, voz, sopros) Alex Rodriguez-Lazaro (bateria) e José Anibal Beirão (contrabaixo).

MD – Há quantos anos existe o vosso grupo?

LSA – Desde 2007.

MD – Onde e como nasceu o grupo?

LSA – Nasceu quando o Tiago e o Parra (colegas de Faculdade) começaram a compor canções juntos, no Porto.

MD – De onde é que vocês são naturais?

LSA – A banda é do Porto. Dos membros, só o Aníbal é que é da Invicta. Os outros vão da Corunha a Tomar.

MD – Têm feito vários espectáculos em Portugal e no estrangeiro? Qual o mais marcante e porquê?

LSA – Já tocamos em muitos sítios e com diferentes formações, mas podemos dizer que a apresentação do EP, que deu inicio a esta tour de 2016, foi muito importante porque foi a primeira vez que tocamos ao vivo com esta formação.

MD – Que discos têm gravados?

LSA – Neste momento, disponível para compra temos o EP “Nó”. Esperamos ter mais brevemente.

MD – Qual é o vosso estilo de música?

LSA – É Indie, folk, pop ou acústico.

MD – Qual é a idade, mais ou menos, dos vossos fãs?

LSA – (risos) Todas as idades!

MD – Sabemos que vêm actuar a Viana. De quem partiu o convite? Diz-vos alguma coisa essa actuação no ‘Bar Porta 93’, mesmo na zona histórica da cidade?

LSA – Sim, iremos ao ‘Bar Porta 93’ no dia 22 de Dezembro (Quinta-feira), uma data já bem natalícia. O convite surgiu da nossa parte. Já há muitos anos que andamos para ir tocar a Viana e estávamos sempre a adiar, mas agora, na marcação da tour, claro que tínhamos que propor um concerto nessa cidade mítica. Ainda bem que o ‘Porta 93’ nos pode receber nesse dia. Esperamos vê-los lá a todos.

MD – Algum projecto ‘em grande’ que estão a engendrar?

LSA – Sim, o concerto dia 22 de Dezembro em Viana do Castelo.

 

Capa do EP ‘Nó’

De registar que a primeira data de apresentação do disco aconteceu no dia 5 de Novembro no Passos Manuel, no Porto. Entretanto, iniciaram de imediato uma tour onde se «propunham desatar o “Nó”»: 19 Novembro – Texas Bar, Leiria (Festival Termómetro); 30 Novembro – Café Paraíso, Tomar; 2 Dezembro – Clube Café, Sertã; 3 Dezembro – Teatro da Rainha, Caldas da Rainha; 7 Dezembro – Club de Vila Real; 8 Dezembro – Club 11, Vila Pouca de Aguiar; 9 Dezembro – Auditório Municipal de Freixo de Espada à Cinta e 17 Dezembro – Pelle, Braga.

 

Agora Les Saints Armand têm pela frente o dia 22 Dezembro (quinta-feira) no ‘Bar Porta 93’, em Viana do Castelo e no dia seguinte no CRU Espaço Cultural em Famalicão e a finalizar o ano, a 29, tocarão no   Maus Hábitos, Porto.

A vulnerabilidade é um trunfo frequente para as bandas jovens, praticamente no tema das letras, mas a ‘preocupação’  dos ‘Les Saint Armand’ é que eles têm as suas fases controladas, sendo característica mais proeminente  a sua consistência rítmica. É natural que o repertório venha do muito que eles estão habituados a ouvir há anos e da convivência intensa do grupo, onde se nota uma sonoridade alegre, intensa, que ‘captura’ até os mais distraídos – dons que podem ser trabalhados e evoluir mas que, necessariamente, nasceram dos seus talentos.

Quem puder passar no ‘Bar Porta 93’ vai poder sentir aquele gostinho de entusiasmo, com um estilo de música cada vez com mais influência, alicerçada num cuidadoso e persistente trabalho de compor, criar, entender, descobrir e fazer chegar ao público, transformando os artistas que, a avaliar pelo que apurámos das suas últimas actuações, projectam facilmente uma empatia e cumplicidade com a assistência.

E o local onde vão actuar – uma feliz escolha -, ajuda muito!

Les Saint Armand:

www.facebook.com/lessaintarmand

Videoclip single “Nó https://youtu.be/iypebq0GxLA

 “Nó” http://lessaintarmand.bandcamp.com

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas