Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Lions Clube de Vila Praia de Âncora empenhado no Ano Europeu do Património Cultural, realizou Encontro de Verão e foi à ‘Arte na Leira’

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora iniciou o ano lionístico no passado dia 1 de Julho e já está em plena actividade.

No passado dia 21 de Julho realizou o seu tradicional Encontro Cultural de Verão, desta feita privilegiando  o Concelho de Caminha.

Uma iniciativa que envolveu participantes do Norte de Portugal e da Galiza, nomeadamente Barcelos, Ílhavo, Matosinhos, Mealhada, Ponte de Lima, Santa Maria da Feira, Pontevedra e Vilagarcia de Arosa.

Este Encontro inseriu-se no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018 com uma visita guiada  ao Centro Histórico de Caminha e à 20.ª Edição da “Exposição Arte na Leira” na Casa do Marco, em plena Serra D´Arga.

PUB

O Presidente da Cãmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, recebeu a comitiva no Salão Nobre do Município, falou da Candidatura Ibérica do Estuário do Rio Minho a Paisagem Cultural da UNESCO, que envolve o Município vizinho de A Guarda e teve palavras de muito apreço por esta iniciativa dos Lions, considerando o Clube uma excelente parceiro do Município.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Reconhecimento à anterior Presidente do Clube Eduardina Presa na sede do Município de Caminha

O Presidente do Clube, Manuel Amial, agradeceu a recepção e o apoio logístico dado a este Encontro pelo Município e entregou a Miguel Alves um Testemunho de Agradecimento.

PUB

Manuel Amial aproveitou a oportunidade para entregar a Maria Eduardina Presa, anterior Presidente do Clube, um Reconhecimento pelo seu excelente labor vertido num prato de porcelana pintado à mão.

Delegação dos Lions na Câmara Municipal de Caminha

PUB

Perante a paisagem paradisíaca do Estuário do Rio Minho, uma das participantes, a conimbricense Maria da Luz Colaço, deslumbrada com aquele cenário natural, declamou perante os presentes um poema, por si construído, num diálogo entre Deus e S. Pedro, cujo teor a seguir se transcreve, que atesta as virtualidades e a beleza ímpar daquele espaço, digno de ser reconhecido como Paisagem Cultural da UNESCO:

“- Caminha, Pedro…Caminha…

– Mas Senhor, é d’encantar a obra que aqui fizeste, deste rio a entrar no mar…

Não posso andar mais depressa…

PUB

Desculpa este meu jeito, mas eu queria procurar, a ver se acho um defeito nesta terra e neste rio que lhe serve de fronteira…do lado de lá a Espanha, mesmo, mesmo à nossa beira!

E o pinhal do Camarido …É hora do Sol se pôr… parece que é de oiro… é de oiro a sua cor!

– Mas Pedro, toma sentido… Concordo que a beleza nos encanta, mas vamos lá caminhando… o caminho é muito longo e a caminhada cansa…
– Terá de ser, mas com pena deixo Caminha pr’a trás, numa certeza porém que voltarei cá também pr’a descansar e ter paz…

Entrego as chaves do Céu a quem m’as quiser guardar, mas não resisto Senhor, eu tenho de cá voltar…

(Maria da Luz Colaço)

O roteiro deste Encontro Cultural incluiu ainda uma visita à Casa do Marco, em Arga de Baixo, em plena Serra D´Árga para apreciar a Exposição Arte na Leira, que vai na sua 20.ª Edição.

O Pintor/Ceramista Mário Rocha recebeu amavelmente os visitantes e proporcionou-lhes uma visita guiada á Exposição, dando nota do nascimento deste projecto cultural e das dificuldades que tiveram de ser vencidas para hoje ser um acontecimento anual incontornável no verão caminhense.

O Presidente Manuel Amial agradeceu a simpatia da recepção e entregou também a Mário Rocha um Testemunho de Reconhecimento do Clube.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas