O Lions Clube de Vila Praia de Âncora, através do seu Departamento dos Antigos Combatentes, auscultou o sentimento atual dos Antigos Combatentes e aprovou uma Recomendação a enviar aos Órgãos de Soberania.
O texto do documento é o seguinte:
“Existe um sentimento de insatisfação e revolta dos Antigos Combatentes face ao esquecimento a que têm sido votados ao longo destes 50 anos do fim da Guerra do Ultramar pelos variados Governos, pese embora as inúmeras promessas que lhe têm sido feitas no sentido da valorização das suas condições económicas.
E esta situação mantém-se atualmente, apesar das diversas decisões tomadas pelo Governo na valorização económica dos militares, dos polícias, dos professores, etc.
Continuar a adiar a valorização da situação económica dos Antigos Combatentes é uma atitude injusta, é injustificável e não tem em conta a idade dos Antigos Combatentes, que ronda os 70 | 80 anos, com uma curta esperança de vida e não dignifica o preito de gratidão que a Pátria lhes deve.
Consideraram ainda importante que os Órgãos de Soberania reflitam e se questionem o que é que devem fazer urgentemente pelos Antigos Combatentes, seguindo a célebre máxima de John Fitzgerald Kennedy, já que os Antigos Combatentes cumpriram a sua Missão e deram tudo pela sua Pátria.
Por isso, foi decidido recomendar aos Membros dos Órgãos de Soberania, com a urgência devida, o seguinte:
Que lhes seja atribuído aos Antigos Combatentes, em sinal de Reconhecimento da Nação, um Suplemento Mensal de Condição Militar do Antigo Combatente, a criar nos mesmos termos e valores que foi atribuído aos militares no ativo, atualmente 300 euros conforme decisão do Conselho de Ministros no passado dia 05 de setembro de 2024.”
PUBReconhecimento nas Caldas da Rainha do trabalho a favor dos antigos combatentes pelo Lions Clube
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
A Associação do Movimento Cívico de Antigos Combatentes atribuiu ao Lions Clube de Vila Praia de Âncora, no Encontro de Antigos Combatentes realizado no passado dia 12 de outubro nas Caldas da Rainha, o Diploma “Honra ao Mérito pelo Estatuto do Antigo Combatente”, pela colaboração dos seus membros na luta pelo Estatuto do Antigo Combatente.
O Diploma foi entregue pelo Presidente da Associação, Joaquim Coelho, e a recebê-lo esteve o Presidente do Clube, Manuel Amial.
O Lions Clube de Vila Praia de Âncora tem sido um defensor das Causas dos Antigos Combatentes, que agora vê o seu trabalho reconhecido neste campo.
Evocação de João XXI, o único Papa português
PUB
Também no âmbito dos seus Diálogos Lionísticos, o Lions Clube realizou no passado dia 18 de outubro, na Casa do Orfeão, uma conferência sobre o Papa Português João XXI.
Foi conferente a Dra. Maria Alzira Fonseca e Convidado de Honra o Senhor Bispo de Viana do Castelo Dom João Lavrador que se fez representar por Monsenhor Sebastião Ferreira.
Presentes ainda como convidados, o Vereador Municipal Dr. João Pinto, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Caminha, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Manuel Luís Martins, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, o Pároco de Vila Praia de Âncora, Padre Valdemar Fernandes, o Padre Jesuíta Gonçalo Castro Fonseca e o Presidente do Orfeão de Vila Praia de Âncora, Maestro Francisco Presa.
Foi uma sessão muito interessante e instrutiva, que decorreu com muita dignidade e mereceu total aceitação e apreço da assistência, dando uma visão brilhante sobre um Papa que teve imenso poder e forte carisma no seu tempo e que marcou de forma indelével o seu Papado.
João XXI foi coroado Papa em 20 de setembro de 1276, na sequência do Conclave realizado no Palácio Papal de Viterbo, em Itália, em 13 de setembro de 1276, em que foi eleito o cardeal-bispo Pedro Julião, de Lisboa, por unanimidade, o 187.º na ordem cronológica dos Papas e tendo sucedido ao Papa Adriano V, tendo falecido em Viterbo em 20 de maio de 1277.
Continua ainda hoje a ser o único português a figurar na longa galeria dos Papas da Igreja Católica.
Relembrá-lo entre os nossos maiores foi um tributo prestado ao Papa Português João XXI, apontando-o como exemplo e augurando que o próximo Papa volte a ser português.
Nesta sessão foi ainda aprovada uma Moção a favor da Paz, do seguinte teor:
“Os presentes na sessão do Lions Clube de Vila Praia de Âncora sobre a “Evocação da Coroação do Único Papa Português João XXI”,
Reconhecendo os esforços feitos pelo Papa, no seu tempo, a favor da Paz Universal; e
Considerando os atuais tempos de guerra violenta que não poupa vidas nem bens, nomeadamente no Médio Oriente (Palestina, Israel e Líbano), na Europa (Ucrânia); na Ásia (Myanmar) e em África (Sudão);
Acreditando os presentes que a guerra impõe um custo incalculável á humanidade, nomeadamente perda de vidas, destruição de comunidades, impactos ambientais devastadores, violação de direitos humanos e migrações forçadas;
Aprovaram por unanimidade e aclamação esta Moção a favor da Paz, nela manifestando o fim imediato dos conflitos armados que assolam diversas partes do mundo, condenando veementemente qualquer forma de violência, opressão e uso de força militar como meio de resolução de disputas, reafirmando a necessidade de que o diálogo e a diplomacia tenham prioridade como instrumentos para alcançar soluções justas e duradouras.”.
1 comentário
Felicito o LIONS DE VILA PRAIA DE ÂNCORA, pela acção movida em prol dos antigos COMBATENTES DO ULTRAMAR, que muito sofreram e, a vida tantos deram pela PÁTRIA, que tudo lhes pediu (incluindo as suas vidas) e ainda nada lhes deu – A NÃO SER O ESQUECIMENTO E A OSTRACISAÇÃO VERIFICADA, mesmo ao fim destes 50 anos passados. (Braga, Artur Soares)