Lions Clube de Vila Praia de Âncora comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Auditório Ramos Pereira, no complexo escolar de Vila Praia de Âncora, vai acolher no próximo dia 4 de maio, pelas 15h00, uma sessão comemorativa do Dia Mundial da Língua Portuguesa, numa iniciativa do Lions Clube de Vila Praia de Âncora.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi proclamado para o dia 5 de maio na 40.ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO em 2019, reconhecendo-a como uma das línguas mais difundidas no mundo, e a mais falada no hemisfério sul.
Este dia constitui uma excelente oportunidade para afirmar a importância da nossa Língua, e sensibilizar a comunidade portuguesa para a sua difusão.

O Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Manuel Amial, disse-nos “que no ano em que comemoramos os 50 Anos do 25 de Abril é também importante comemorar o Dia Mundial da Língua Portuguesa para celebrar a riqueza e a importância da nossa língua que está espalhada pelo mundo e da qual nos devemos orgulhar”.
Este ano, a comemoração homenageará “in memoriam” os Poetas Pedro Homem de Mello (1904.09.06-1984.03.05) e Luiz Vaz de Camões (1524.01.23-1580.06.10).

A sessão abrirá com a atuação do Orfeão de Vila Praia de Âncora e apontamentos de leitura de poesia dos dois poetas.
Seguir-se-á uma sessão evocando Pedro Homem de Mello e Luiz Vaz de Camões, com intervenções do Prof. António Cabral Pinto, da Pintora Mariana Homem de Mello e da Professora Doutora Isabel Ponce de Leão, com moderação da Dra. Isabel Moreira.
Está prevista a aprovação de uma Declaração do Dia Mundial da Língua Portuguesa 2024.
Haverá ainda uma apresentação pelo Rancho de Danças e Cantares de Afife, que teve grande apoio do Poeta Pedro Homem de Mello.

PUB

Os trabalhos terminarão com a sessão de encerramento pelas 17h30.
Depois será inaugurada na Galeria Guntilanis de Vila Praia de Âncora uma exposição intimista de Pedro Homem de Mello, com curadoria de Mário Rebelo de Sousa.

O Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora convida a comunidade em geral a participar no evento “que vai celebrar a Língua Portuguesa que nos orgulha como Povo, e que vai homenagear dois Poetas que honraram a nossa Língua”.
Certamente um evento a não perder!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB
  Partilhar este artigo

2 comentários

  1. O acordo ortográfico foi tornado oficial, nosso Portugal Continental, em que data?
    Se foi tornado oficial, como se admite o não segue o acordo ortográfico.

    1. Quem me responde, em nome da Língua Portuguesa?
      Não me importo com o acordo.
      Não quero mais ataques â Lingua Portuguesa.
      Dr. Manso Preto, desculpe, não estou a entrar em polémica.
      Obrigado pelos 500.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas