Lions Clube de Vila Praia de Âncora comemorou 43 anos de serviço à comunidade, debateu as relações lionísticas ibéricas e atribuiu prémios de mérito

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora comemorou o seu 43.º aniversário no passado dia 25 de fevereiro, sob a presidência da Presidente do Clube Rosa Virgínia Magalhães, professora reformada, começando por debater as relações lionísticas ibéricas e na sessão comemorativa que se seguiu atribuiu reconhecimentos e prémios de mérito e recebeu a visita oficial das Entidades Lionísticas máximas do Lionismo de Portugal e de Espanha.

Diálogos Lionísticos – Relações Lionísticas Ibéricas

 

No Centro Cultural de Vila Praia de Âncora onde se iniciaram os trabalhos estiveram presentes várias representações de Lions Clubes de Portugal e Espanha: Águeda, Arganil, Barcelos, Belmonte Pedro Álvares Cabral, Bragança, Corunha Decano, Costa da Caparica, Esposende, Estoril Palácio, Guimarães, Ílhavo, Lisboa Centro,  Lisboa Mater, Mais, Matosinhos, Oeiras Tejo, Pontevedra, Santiago de Cacém, Póvoa de Varzim, Senhora da Hora, Trofa,  Vila Nova de Famalicão, Vigo, Vila de Rei, Vila do Conde e Vila Praia de Âncora, envolvendo cerca de uma centena de pessoas.

PUB

Das várias entidades presentes, destacamos a nível de Espanha a presença de Jesús Mazeda Pérez do Clube de La Coruña Decano em representação da Presidente do Conselho Nacional de Governadores Paula Gundín Gonzalez.

A nível de Portuga, destacamos as presenças do Passado Diretor Internacional Joaquim Borralho, Presidente do Conselho Nacional de Governadores, Américo Marques, Governador do D115 Centro Norte Georgy Glushik e Governador do D115 Centro Sul, Armando Cottim.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A Presidente do Lions Clube de Vila Praia de Âncora, Rosa Virgínia Magalhães, abriu os trabalhos, promoveu o momento protocolar, deu as boas-vindas aos Companheiros presentes e entregou a condução dos trabalhos ao Companheiro Manuel Amial.

No desenvolvimento dos trabalhos destacamos vários temas e intervenientes: Um Lionismo Mais Forte (José Neiva Santos), Honrar o Passado (Gerardo Acosta) Lembrar o Mentor Arnaldo Gouveia (Teresa Mesquita Gama Brandão), Lembrar o Protagonista Lions Clube de Lisboa Mater (António Simões Monteiro e Myriam Correia Ribeiro); e Repensar o Presente, Preparar o Futuro, O Futuro começa agora (Armando Cottim, Georgy Glushik, Jesús Mazeda Pérez, Américo Marques e Joaquim Borralho.

PUB

Depois destas brilhantes intervenções, que abriram pistas e caminhos de futuro, seguiu-se um período de debate em que se escutou a excelente intervenção da Companheira Sofia Félix.

A terminar foram aprovadas as Conclusões do Encontro que vão inseridas no final. 

Também foi entregue pelo Companheiro Joaquim Borralho a Medalha Presidencial de Liderança de Lions Internacional ao Passado Governador António Serra Cruz (Trofa), a 3.ª Medalha mais importante do Lionismo, num gesto de alto reconhecimento a um Lion de eleição, muito respeitado por todos os que o conhecem e o Certificado de Apreciação do Presidente Internacional Brian E Sheehan ao Companheiro Manuel Amial (Vila Praia de Âncora).

PUB

PUB

 

Sessão Comemorativa do 43.º Aniversário do Clube de Vila Praia de Âncora

 

De seguida realizou-se a sessão comemorativa do 43.º Aniversário do Clube também presidida pela sua Presidente, Rosa Virgínia Magalhães.

No momento Protocolar foi feita a tradicional Saudação às Bandeiras, a Invocação pela Companheira Ana Amial e a Leitura do Código de Ética pela Companheira Maria da Luz Colaço.

Pela importância solidária da Invocação feita por Ana Amial aqui se reproduz: 

Hoje invocamos a amizade, a paz, a solidariedade e o serviço humanitário. Para nós, este é um dia muito especial de encontro, de atenção à amizade lionística ibérica e aos objetivos lionísticos. Um foco que requer empenho, dedicação entreajuda e um olhar atento às necessidades humanas. A tarefa é imensa, urgente e infindável.

Às vezes impõe-se um gesto, uma atitude, uma palavra!

Um gesto de fraternidade solidária, de ajuda, de estímulo e de gratidão;

Uma atitude de indignação contra a violência, a destruição e a opressão dos povos; e

Uma palavra de apoio e solidariedade para todos os que sofrem, muito especialmente para com os milhares de vítimas da Guerra na Ucrânia e dos recentes sismos da Turquia e da Síria.   

Já dizia Miguel de Cervantes no seu eterno livro “Dom Quixote de La Mancha”, dando voz a Dom Quixote:

“Mudar o mundo, amigo Sancho,

Não é loucura nem utopia …

É justiça.”

Para que a justiça floresça, evocamos nesta sessão, ajuda, ânimo e força para praticarmos os nossos valores e ajudar a construir um mundo melhor.”

De seguida a Presidente fez o seu discurso de saudação e boas-vindas, tendo de imediato entregado a direção da sessão ao Companheiro Manuel Amial.

A sessão decorreu num ambiente de amizade e companheirismo, destacando-se alguns momentos significativos:

Momento de  Reconhecimento ao Companheirismo:

– Delegação Visitante Mais Numerosa – Reconhecido o Lions Clube de Ílhavo (Clube Afilhado representado por doze associados);  e 

– Clubes Visitantes pela Primeira Vez – Reconhecidos os Clubes de Arganil, Costa da Caparica, Estoril Palácio, Lisboa Centro, Lisboa Mater, Santiago de Cacém e Vila de Rei.

Momento de Admissão de Sócios – Foram admitidas três novas sócias, Liliana Ribeiro, professora, vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha, Sandra Fernandes, enfermeira e vereadora da Câmara Municipal de Caminha e Maria Alzira Fonseca, professora reformada e presidente da Academia Sénior de Caminha, sendo madrinhas Rosa Virgínia Magalhães, Maria de Fátima Ramos Pinto e Maria da Luz Colaço, respetivamente;

Momento de Distinção ao Mérito:

– Momento de Tributo ao Mérito | Lions de Mérito – Foram distinguidos os Companheiros:

Filipe Álvaro Gonçalves Oliveira (Barcelos) – pela sua extraordinária dedicação posta ao Serviço do Lionismo, nomeadamente pelo seu excelente desempenho como Coordenador Distrital da Fundação de Lions Clubes Internacional e especial proximidade ao Clube; 

António Serra Cruz (Trofa) – pela sua extraordinária dedicação posta ao Serviço do Lionismo, nomeadamente como Governador do Distrito 115 Centro Norte no ano lionístico de 1994/95 e pelas distintas relações de amizade, excecional apoio e especial proximidade ao Clube.

Cidadão de Mérito Cultural:

Maestro Filipe Cunha – pela sua brilhante carreira como maestro e diretor musical, atualmente Maestro Titular da Orquestra Filarmónica de Braga e com uma carreira nacional e internacional brilhante que passa, nomeadamente, pela Korea do Sul, México, Espanha, Países Baixos e recentemente convidado para dirigir a Orquestra Sinfónica de Cuba. Iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música de Lanhelas, donde é natural, tendo como professor o saudoso ancorense Cesário Lagido. Um Cidadão de Mérito que muito honra Lanhelas e o Concelho de Caminha;

Associação de Mérito Desportivo: 

Âncora Praia Futebol Clube – pelo seu excelente palmarés desportivo, neste ano em que está a comemorar o seu 60.º Aniversário sob a presidência de André Cunha e que muito tem dignificado Vila Praia de Âncora e o Concelho de Caminha.

Todos os agraciados com a Distinção ao Mérito agradeceram a homenagem, dizendo sentirem-se muito honrados por a receberem.

Momento de Companheirismo  – Relevam-se as intervenções dos Companheiros Teresa Mesquita Gama Brandão, João Campino, Maria Teresa D’Ávila e José Luís Brito Rocha, evidenciando o elevado nível das atividades desenvolvidas pelo Clube de Vila Praia de Âncora e o seu contributo para o engrandecimento do Lionismo.

Foi feita a entrega do Distintivo do Centenário de Lions Internacional pelo Passado Governador João Campino ao Sócio do Clube de Vila Praia de Âncora José Luís de Brito Rocha.

Momento das Entidades  – Destaque para as palavras sempre generosas dos líderes lionísticos Angelino Ferreira, Armando Cottim, Jesús Mazeda Pérez em representação de Paula Gundín, Américo Marques e Joaquim Borralho.

 

O passado Governador Angelino Ferreira (Águeda), que no seu mandato não pôde visitar oficialmente o Clube devido à pandemia, relevou a postura lionística do Clube de Vila Praia de Âncora e entregou o Prémio de Clube de Excelência à Passada Presidente Maria Isabel de Lima Martins, relativo ao desempenho do Clube no ano lionístico 2020-2021. Também entregou o Prémio Chevron Comemorativo dos 35 anos de associado ao Companheiro Manuel Amial, enviado pelo Presidente Internacional Douglas Alexander e algumas prendas pessoais.

A Presidente do Clube agradeceu os elogios dirigidos ao Clube e retribuiu com a oferta de livros alusivos ao Concelho de Caminha.

Também a Vice-Presidente Câmara Municipal de Caminha, Dra. Liliana Ribeiro, em representação do Senhor Presidente da Câmara, Dr. Rui Lages, que teve de se ausentar antecipadamente, considerou o Lions Clube de Vila Praia de Âncora um excelente parceiro do Câmara Municipal, destacando como exemplos de parceria o rastreio ao daltonismo nas escolas, que já vai no segundo ano consecutivo e o apoio a famílias carenciadas, entre outros.

Por fim, o Governador Georgy Glushik (Guimarães), na sua visita oficial ao Clube de Vila Praia de Âncora,  elogiou a postura do Clube, a sua ligação à comunidade, a atenção ao crescimento de associados, ofereceu algumas prendas pessoais e entregou o Prémio Chevron Comemorativo dos 10 anos de associado à Companheira Maria Margarida Amial, enviado pelo Presidente Internacional Brien E. Sheehan e que, por estar ausente a trabalhar em Roterdão – Países Baixos, foi recebido pela sua mãe Companheira Maria de Fátima Presa.

A Presidente do Clube agradeceu os encómios dirigidos ao Clube e retribuiu com a oferta de livros alusivos ao Concelho de Caminha.

 

Testemunho de Reconhecimento a Entidades – Em sinal de apreço e reconhecimento pela visita foram entregues Diplomas de Reconhecimento às seguintes Entidades:

Nelson Brito, presidente da divisão 1, Angelino Ferreira, passado Governador Imediato (pela sua visita oficial que não pôde realizar no ano findo), Armando Cottim, Governador do D115CS, Jesus Mazeda Pérez, Passado Governador Imediato do D116A em representação da Presidente do Conselho de Espanha Paula Gundín, Joaquim Borralho, Passado Diretor Internacional, Dr. Rui Lages, Presidente da Câmara Municipal de Caminha e o Governador Lions D115CN Georgy Glushik, que fez a sua visita oficial ao Clube, foi orador principal da sessão e representou a Associação Internacional de Lions Clubes.

A Academia Sénior de Caminha, através da Presidente Maria Alzira Fonseca e a responsável pela cultura Maria Isabel Lima Martins, ofereceu ao Clube e ao Governador o Livro recentemente editado pela Academia “O Concelho de Caminha”.

Antes de encerrar a sessão a Presidente do Clube Rosa Virgínia Magalhães distinguiu o Companheiro do Clube Manuel Amial com uma escultura em madeira da autoria de seu falecido pai Álvaro Jaime Marinho.

Em nome de todos os Companheiros do Clube a Presidente Rosa Virgínia Magalhães recebeu como oferta um prato decorativo alusivo aos seus mandatos de liderança do Clube.

O Clube foi fundado em 10 de junho de 1980, é um dos 87 Clubes existentes em Portugal e orgulha-se do seu percurso solidário.

 

LIONS CLUBE DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

AL 2022-2023

DIÁLOGOS LIONÍSTICOS

RELAÇÕES LIONÍSTICAS IBÉRICAS

 

CONCLUSÕES:

       

  1. PREÂMBULO 
    1. O Lions Clube de Vila Praia de Âncora promoveu, em 25 de fevereiro de 2023, no ano em que se comemoram os 70 Anos do Lionismo em Portugal e no âmbito dos seus Diálogos Lionísticos comemorativos do seu 43.º Aniversário, um Encontro para debater as Relações Lionísticas Ibéricas, no ano em que se comemora o 45.º Aniversário da Irmanação entre os dois Distritos (DM 115 e DM116);
    2. O Ato de Irmanação foi celebrado em Lisboa em 06 de novembro de 1977, sob os auspícios do Lions Clube Lisboa-Mater e foi formalizado pelos então Governadores José Fernando Trindade Martinez (Lisboa-Mater) e José Maria Sagone Ibáñez (Madrid), que decorreu no Hotel Altis;
    3. O Pergaminho da Irmanação, que está arquivado na sede do DM115, contém as assinaturas dos dois Governadores, tendo dado fé no documento o Embaixador de Espanha em Portugal D. Borrero de Chavarry, sendo mentor desta irmanação o então Past-Governador Imediato Arnaldo Martins Gouveia do Lions Clube de Guimarães (AL 1976-1977);
    4. O objetivo desta Irmanação foi de “promover a intensificação das geminagens entre os Clubes dos dois Países, de fomentar a criação de Clubes espanhóis apadrinhados por Clubes portugueses e reciprocamente e a execução de atividades conjuntas”;
    5. As relações de amizade e de proximidade existentes entre o Lions Clube de Vila Praia de Âncora e os Clubes de Leones de Espanha, e especialmente da Galiza, justificam plenamente a iniciativa deste Encontro, que foi realizado no dia 25 de fevereiro de 2022, no âmbito da comemoração do 43.º Aniversário do Lions Clube de Vila Praia de Âncora;
    6. Os principais objetivos deste Encontro foram Pugnar por um Lionismo mais forte, honrar o passado, repensar o presente e preparar o futuro;
    7. Estiveram presentes e/ou representados vários líderes lionísticos dos dois DMs e representações de vários Lions Clubes e Clubes de Leones dos DM115 e DM116.

 

  1. CONCLUSÕES

Das intervenções feitas e do debate realizado foram aprovadas as seguintes conclusões:

  1. Foi reconhecida a importância do Ato de Irmanação Lionística entre os Distritos 115 (Portugal) e o D116 (España), assinado em Lisboa sob os auspícios do Lions Clube Lisboa Mater em 6 de novembro de 1977 e o potencial de colaboração e cooperação que ele encerra;
  2. Foi também apreciada a oportunidade do debate promovido pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora sobre esta temática, no ano em que se comemora os 70 Anos do Lionismo em Portugal;
  3. Foi reconhecida a importância de urgente relançamento de um Lionismo Ibérico mais forte atendendo à queda de Clubes e de sócios que se vem verificando;
  4. Foi considerado importante o empenhamento dos Clubes no aprofundamento das relações entre os Clubes Lions do Norte de Portugal e da Galiza, com a realização de 21 Encontros, iniciados pelo Club de Leones de Vigo em 1993 e o último realizado em 2022 pelo Lions Clube de Esposende;
  5. Igualmente foi considerada a importância de honrar o passado, relembrando o exemplo daqueles que se empenharam no lançamento e aprofundamento das relações lionísticas ibéricas;
  6. Também repensar o presente como uma forma de enfrentar as dificuldades existentes, aprender com os erros e com a apatia, encontrando caminhos novos de desenvolvimento e de intercâmbio lionístico;
  7. Foi recomendado, para preparar o futuro, o envolvimento mais forte e concertado das lideranças lionísticas dos dois países e a sensibilização dos Clubes de modo a inverter a tendência negativa que assola o Lionismo Ibérico; e
  8. Considerar que estas apostas não são para amanhã, o futuro começa agora, lançando a recomendação da criação de uma Assessoria para o Lionismo Ibérico em ambos os Distritos Múltiplos e Sub-Distritos e a realização de reuniões periódicas de trabalho entre os seus líderes;
  9. Também foi recomendado o empenhamento na fundação de Clubes transfronteiriços que relancem e cimentem as relações lionísticas ibéricas; e
  10. Este incremento de relações cumpre plenamente os Objetivos do Lionismo.

 

(Conclusões aprovadas por unanimidade e aclamação no Encontro Lionístico Ibérico, realizado pelo Lions Clube de Vila Praia de Âncora – Portugal em 25 de fevereiro de 2023).

Logotipo do Lions

PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas