Lions Clube de Vila Praia de Âncora reconhece mérito a diversas individualidades e associações no seu 44.º aniversário

O Lions Clube de Vila Praia de Âncora comemorou o seu aniversário, no passado dia 8 de junho, perante uma assembleia significativa oriunda do norte e sul de Portugal e da Galiza, demonstrativa do prestígio que já alcançou no seio do Movimento Lionístico.

No Momento Protocolar foi feita a Saudação às Bandeiras, a Invocação pela Companheira Rosa Virgínia Magalhães e a Leitura do Código de Ética pela Prof.  Maria da Luz Colaço, seguindo-se um Momento “In Memoriam” pelos sócios falecidos, relembrando o sócio Artur Gigante que faleceu no presente ano lionístico.

No Momento de Saudação e Boas-vindas, Manuel Amial, Presidente do Clube, saudou os presentes, apresentou os Convidados e deu nota de que o Clube se mantém fiel aos seus objetivos – servir a comunidade – mostrando-se muito interveniente na área da cultura, da defesa do património, do apoio social, com um voluntariado muito ativo.

PUB

No campo da cultura evidenciou as várias exposições de arte realizadas na Galeria Guntilanis e no Museu Municipal de Caminha, como a dos 50 anos do 25 de Abril que ainda está em curso, as exposições de homenagem a Manuel Lima e a Cabral Pinto, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa com homenagens a Luiz Vaz de Camões, neste ano em que se comemoram os 500 anos do seu nascimento e ao Poeta Pedro Homem de Mello, no ano em que se comemoram 120 anos do seu nascimento.

Relevou ainda as parcerias com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação e com a Fepodabes – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, no campo das recolhas de sangue, com o Banco Alimentar no alívio à fome, com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, dinamizando e realizando o seu peditório anual, com as Associações de Antigos Combatentes procurando lutar contra o esquecimento e fortalecendo as suas justas reivindicações que já se arrastam ao longo de 50 anos após o fim da Guerra do Ultramar.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

No Momento de Reconhecimento ao Companheirismo foi atribuído, ex aequo, o Reconhecimento à Delegação Visitante de Clube Mais Numerosa aos Clubes de Ílhavo e Vila Nova de Famalicão.

No Momento de Admissão de Novos Sócios foram empossados quatro novos sócios: o casal Ana Maria Moreira e Fernando Moreira e o casal Alda Sameiro Braga e António Menezes Lima, admissão que foi enquadrada na Missão 1.5 que visa aumentar fortemente os quadros sociais dos Clubes em todo o mundo, de modo a atingir a meta global dos 1.5 milhões de sócios.

PUB

No Momento das Distinções – Tributo ao Mérito o Lions Clube de Vila Praia de Âncora, como vem sendo tradição, reconheceu, neste seu aniversário, práticas de mérito nos campos lionístico, associativo e profissional.

No campo lionístico foram distinguidos Afonso Almeida (Vale de Cambra), Jesús Mazeda Pérez (Corunha Decano), Manuel Rodriguez (Corunha Torre de Hércules) e Joaquim Borralho (Oeiras-Tejo), tendo agradecido em nome de todos o Past-Diretor Internacional Joaquim Borralho.

No campo associativo foram distinguidos a SIRA- Sociedade de Instrução e Recreio de Âncora, na pessoa do seu Presidente Carlos Simões e a Fepodabes – Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, na pessoa do seu Presidente Alberto Mota, que agradeceu em nome das duas associações galardoadas. 

PUB

No campo profissional foi distinguido o Comendador Professor Doutor Manuel Sobrinho Simões, médico, cidadão e amigo de Vila Praia de Âncora, com um currículo brilhante e que em 2015 foi eleito pela Revista “The Patologist” como o patologista mais influente do mundo. Recebeu ao longo da sua carreira diversos prémios nacionais e internacionais e foi, nomeadamente, condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 2004 e nomeado Comendador da Ordem do Mérito Real da Noruega em 2009. 

Uma distinção que Sobrinho Simões agradeceu muito sensibilizado ao Lions Clube de Vila Praia de Âncora.

No Momento de Admissão de Novos Sócios, foram empossados quatro novos sócios: o casal Ana Maria Moreira e Fernando Moreira e o casal Alda Sameiro Braga e António Menezes Lima. Esta admissão prova a dinâmica, a atratividade do Clube e o seu empenhamento na Missão 1.5 que visa aumentar fortemente os quadros sociais dos Clubes em todo o mundo, de modo a atingir a meta global dos 1.5 milhões de sócios e a dar maior capacidade de intervenção dos Clubes.

No Momento de Companheirismo usou da palavra, em representação dos Clubes presentes, o Past-Presidente do Conselho Nacional de Governadores José Manuel Carvalho Lopes, do Clube de Barcelos, que teve palavras de muito apreço e simpatia para o Clube anfitrião.

PUB

Destacamos as presenças neste Aniversário de representações de Lions Clubes Portugueses de Águeda, Arouca, Barcelos, Esposende, Guimarães, Ílhavo, Matosinhos, Póvoa de Varzim, São João da Madeira, Senhora da Hora, Vale de Cambra, Vila do Conde, e Vila Nova de Famalicão e de representações de Clubes de Espanha com companheiros oriundos da Corunha Decano, Corunha Torre de Hércules, Pontevedra, Vigo e Vilagarcia de Arosa.

No Momento das Entidades usaram da palavra o 1.º Vice-Governador dos Lions Manuel Ferreira em representação do Distrito 115 Centro-Norte de Lions Clubes, o Líder de Área Manuel Rodriguez de Espanha, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Rui Lages e o Past-Diretor Internacional Joaquim Borralho em representação da Associação Internacional de Lions Clubes.

Todos os intervenientes felicitaram o Lions Clube de Vila Praia de Âncora pelo seu dinamismo, pelo seu desempenho, pela sua dedicação ao serviço à comunidade, pelas parcerias desenvolvidas, pelas relações especiais que vem desenvolvendo com os Lions Clubes de Espanha e pelo contributo que dá ao fortalecimento do Lionismo em Portugal.

O Líder de Área Manuel Rodriguez de Espanha outorgou na altura ao Presidente Manuel Amial um Certificado de Apreciação 2023-2024 da Presidente Internacional Patti Hill, “em reconhecimento à sua paixão por servir a comunidade e o mundo, por desenvolver a liderança na sua área e por contribuir para o aumento do quadro associativo, sendo um exemplo do lema de Lions Internacional “Nós Servimos””.

Também o Past-Diretor Internacional Joaquim Borralho outorgou a Manuel Amial a Medalha Presidencial da Presidente Internacional Patti Hill e às Companheira Past-Presidente do Conselho Nacional de Governadores Teresa Mesquita Gama Brandão do Lions Clube de Guimarães e natural de Vila Praia de Âncora e à Companheira Maria Sam Pedro do Lions Clube de Oeiras-Tejo a Medalha de Liderança Internacional.

Os Lions Clubes de Póvoa de Varzim e da Corunha Decano, através dos Companheiros José Manuel Almeida e Jesús Mazedo Pérez entregaram lembranças ao Clube aniversariante.

No Momento de Encerramento o Presidente Manuel Amial entregou Diplomas de Reconhecimento às Entidades presentes em representação do Distrito 115 Centro Norte de Lions Clubes, Área GAT de Espanha e Portugal, Câmara Municipal de Caminha e Associação Internacional de Lions Clubes.

Foi uma excelente sessão comemorativa, que foi superiormente dirigida pelo diretor de sessão Francisco Presa, num ambiente muito fraterno, tranquilo e atencioso.

O Jornal Minho Digital saúda e felicita o Lions Clube de Vila Praia de Âncora pela comemoração desta data de aniversário tão expressiva.

Leitura do Código de Ética
Leitura do Código de Ética

Rep. Assoc. Internacional PDI Joaquim Borralho
Rep. Assoc. Internacional PDI Joaquim Borralho
PUB
  Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

geral@minhodigital.pt

  Partilhar

PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas