Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Louvor público e reconhecimento a Ilídio Brázio na Inauguração do Monumento aos Bombeiros

Realizou-se no passado sábado a comemoração dos XXX Aniversário da Velha Guarda dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.

Ao mesmo tempo, quis o destino associar uma justa homenagem a Ilídio Brázio com a inauguração do Monumento aos Bombeiros, mandado erguer pela Câmara Municipal junto à rotunda que ladeia a Igreja da Sagrada Família, na Colina das Mimosas, na encosta do monte de Sta. Luzia.

Dando cumprimento ao programa habitual, o dia teve início com hastear da bandeira, seguido de verde de honra, sessão solene, missa, romagem ao cemitério e por fim um almoço de confraternização que envolveu antigos, actuais e dirigentes dos Bombeiros Voluntários e Municipais, Federação Distrital, representante da Protecção Civil, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Presidente da Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, autoridades militares e policiais, entre outras individualidades.

No decorrer da sessão solene, pretendeu a sua Direcção destacar a Câmara Municipal de Viana do Castelo, na pessoa do Presidente José Maria Costa e homenagear o ex-vereador Ilídio Brázio (1986-1989).

PUB

O homenageado, filho adoptivo de Viana do Castelo que inequivocamente se transformou num vianês dos quatro costados que sempre serviu de forma voluntária, afável e dinâmica um sem número de associações num papel importantíssimo, sempre atento às necessidades dos outros e à defesa dos valores humanitários. Dos jovens, menos jovens e mais desfavorecidos.

Na Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, Ilídio Brázio, deixou o seu legado em momentos de alguma conturbação associativa, exercendo com sabedoria magistral, a Presidência da sua Assembleia Geral.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Talvez por isso, mas não só, achou por bem – e já lá vão 28 anos -, formular à Câmara Municipal um pedido para que se realizasse justiça a uma classe com relevantes serviços prestados à comunidade – a hipótese de encomendar uma estátua/ monumento dedicada ao Bombeiro.

Infelizmente, durante todos estes anos (28) nunca tal se concretizou, mas Ilídio Brázio, resiliente, batalhou e das suas múltiplas canseiras e frutuosas investidas resulta o culminar e compromisso deste executivo municipal.

PUB

Nesse sentido, em acta da Direcção da Velha Guarda dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, do passado dia 23 de Agosto do corrente ano, e através da proposta do seu Presidente da Direcção, António Mesquita, foi deliberado por unanimidade aprovar publicamente um “Voto de Louvor Público e Reconhecimento” a Ilídio Brázio pelo “gesto ímpar e incansável demonstração de carinho e de respeito pelo Bombeiro, motivos que nos enchem de orgulho, mas acima de tudo enorme GRATIDÃO – sentimento único, tantas vezes esquecido”.

“Viana do Castelo, a juntar aos restantes atributos, ficará a partir de hoje mais enriquecida com este acto de generosidade a todos quanto se revêm na causa, mas devendo-lhe a preciosidade da sua acção” – pode ler-se na moção acolhida com entusiasmo.

Foram proferidas igualmente palavras de agradecimento ao actual executivo vianense ao aprovar por unanimidade uma proposta do presidente José Maria Costa para a instalação de uma escultura.

PUB

Posteriormente, os presentes deslocaram-se ao Cemitério numa romagem aos bombeiros falecidos, após o que se reuniram num convívio na Quinta da Presa, na Meadela.

Recorde-se que o monumento aos Bombeiros é da autoria do jovem artista vianense Renato Baptista e representa uma escada e uma antiga bomba dos bombeiros, dado que a Corporação era então conhecida como ‘Companhia da Bomba’.

 

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas