Má Conexão Wi-Fi? 10 dicas da Selectra para resolver os seus problemas de internet

Quarentenas, restrições e medidas de anti-contágio resultaram num aumento significativo do tráfego da Internet doméstica durante o último ano: teletrabalho, ensino à distância e consumo de conteúdos de vídeo através das diversas plataformas, são algumas das razões que fez disparar o consumo.

35% dos consumidores dizem que assistiram mais filmes e séries de TV em streaming, e estima-se que até o final de 2021, 25-30% da força de trabalho estaria a trabalhar de casa vários dias por semana.

No entanto, em casa ou no escritório, durante a exibição de um streaming ou de uma reunião por videoconferência, a Internet às vezes pode “congelar”, aparentemente sem motivo. A boa notícia é que a solução para esses problemas pode ser muito simples. A Selectra, especializada na comparação e ativação de planos de internet, energia e gás, elaborou esta shortlist com 10 dicas que o vão ajudar a resolver os problemas de conexão.

1. Desligar e voltar a ligar o router – É, sem dúvida, a coisa mais simples a fazer e que muitas vezes é eficiente: a causa do mau funcionamento pode estar relacionada com problemas de linha ou na comunicação com o seu ISP (Provedor de Serviços de Internet). A Selectra recomenda reiniciar o router pressionando o botão de On/Off e ligando-o novamente após alguns minutos. Também pode desconectar o dispositivo da fonte de alimentação, desconectando-o e reconectando após 2-3 minutos. Se, ao reiniciar, o router tiver problemas em acender as luzes, pode ser caso para substituí-lo ou, se estiver dentro dos prazos da garantia, solicitar a sua reparação.

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2. Verificar a conexão noutros dispositivos – Para descobrir a origem do mau funcionamento, deve conectar-se à Internet tanto no computador quanto no seu smartphone. Se a conexão não funcionar para ambos dispositivos, o mais provável é que o problema esteja no router ou no provedor de Internet. No entanto, se a conexão funcionar em apenas um dos dispositivos, é mais provável que o problema esteja no próprio dispositivo: tente reiniciá-lo e restabelecer a conexão com o router.

3. Verificar a recepção da Wi-Fi em diferentes zonas – Se a conexão à internet for boa perto do router, mas enfraquecer à medida que se afasta dele, pode tentar otimizar a localização do router movendo-o para uma zona mais central ou para mais perto de onde lhe for conveniente. Se sua casa for grande ou as suas paredes forem particularmente grossas, pode considerar a instalação de amplificadores de Wi-Fi para aumentar o alcance do sinal.

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4. Verificar se a placa de rede funciona e está atualizada – O problema também pode estar na placa de rede do seu PC / dispositivo. Nas definições do seu computador, ative e desative a placa de rede. De seguida, verifique se os drivers da placa foram atualizados na área de gestão de dispositivos do Windows e, caso o não estejam, procure por uma atualização e instale-a. Da mesma forma, em dispositivos Mac, através da função de atualização de software, pode verificar se há atualizações disponíveis para o sistema operacional. Por fim, se a placa de rede for antiga ou estiver estragada, resta-lhe comprar uma placa externa, o que, claramente, resolveria o problema da recepção do sinal wi-fi no seu computador.

5. Pedir o diagnóstico de rede no computador – Nos sistemas Windows e Mac existem funções que permitem realizar um diagnóstico de rede, que procura erros e os corrige automaticamente. No Windows, basta clicar no ícone de conexão (canto inferior direito) e executar “Resolução de problemas”. No caso do Mac, deve prosseguir fechando todas as janelas abertas, tente conectar-se à rede wi-fi mantendo pressionada a tecla Opções. De seguida, clique no ícone de status do Wi-Fi na barra de menu e escolha a opção “Abrir Diagnóstico Sem Fios”.

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6. Utilize um cabo ethernet ou mude o canal de Wi-fi do router – Outra dica útil que vale a pena testar no caso do problema persistir, é a de avaliar o estado da rede conectando o computador ao router diretamente através de um cabo Ethernet: se com esta operação se restabelecer a conexão, é muito provável que haja problemas com sua placa de rede wi-fi ou que algo está a interferir com o sinal wi-fi. Neste último caso, a solução é mudar o canal Wi-Fi do seu router inserindo o endereço IP na barra de endereços, que geralmente corresponde a 192.168.1.1, e no menu de configuração do dispositivo, entrar com as credenciais (nome de utilizador e senha estão na caixa de compra ou, tradicionalmente, por norma, correspondem a “admin” e “senha”). Nas definições, basta mudar o canal da frequência de banda de 2,4 GHz (escolhendo um entre 1, 6 e 11). Nem todos os routers têm o mesmo menu de configuração, mas geralmente são muito semelhantes entre si.

7. Teste de Velocidade – Caso tudo esteja a funcionar bem ao “nível do hardware”, a lentidão da conexão pode ser atribuída ao seu provedor de internet. A Selectra sugere que verifique a velocidade exata da sua ligação à Internet realizando um teste de velocidade, tanto no download como no upload. Quanto mais altas forem essas velocidades, melhor será o desempenho da rede. A velocidade de download é sempre superior à velocidade de upload: em geral a velocidade média da fibra óptica FTTH pode chegar aos 2500 Mbps em download e 300 Mbps em upload, enquanto para um ADSL antigo é de no máximo 20 Mbps em download e 1 no upload. Neste último caso, pode considerar a mudança para uma fibra óptica mais rápida.

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8. Mude o sistema de nomes de domínio – Os servidores DNS podem parecer um assunto muito técnico, mas na realidade são as ferramentas básicas de navegação na web. A escolha dos melhores servidores DNS permite otimizar a navegação e aumentar a velocidade. Entre os disponíveis, a Selectra recomenda adicionar os seguintes códigos nas configurações do navegador (na seção DNS): 8.8.8.8 e / ou 8.8.8.1 que correspondem ao DNS do Google, fazendo com que os servidores do Google ajudem na navegação.

9. Esvazie a caixa do Sistema de Nomes de Dominio – De forma a otimizar o tempo de resolução do DNS, sistemas operacionais como Windows e MacOS memorizam os endereços já visitados e os já resolvidos. Essa memória é chamada de cache DNS. Pode ser útil limpar o cache DNS ou excluir os dados armazenados, tanto para segurança cibernética quanto para velocidade de navegação.

10. Verifique se o router é o correto para as suas necessidades – Nem todos utilizam a Internet da mesma maneira e por isso os recursos necessários variam de consumo para consumo. Aqueles que apenas vêem filmes ou fazem videochamadas não consomem a mesma largura de banda que aqueles que usam a Internet para longas sessões de jogos ou trabalham em projetos com ficheiros pesados. O número de dispositivos conectados também pode fazer diferença. Se tiver vários dispositivos conectados à sua wi-fi, que são usados simultaneamente para teletrabalho, ensino à distância e jogos online, e experienciar quedas contínuas no desempenho da sua conexão, pode considerar a compra de um modem de última geração que vá de encontro às suas necessidades.

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