Mais de 6.243 munícipes atendidos nos Espaços Cidadão de Barroselas e Lanheses

Os Espaços Cidadão de Barroselas e Lanheses já atenderam mais de 6.243 munícipes, assumindo-se como valências que contribuem para a coesão territorial e social do concelho.

Inaugurado em dezembro de 2020, o Espaço Cidadão de Barroselas funciona na sede da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro. Logo no primeiro mês recebeu 47 utentes e, no primeiro ano completo de funcionamento, 2021, atendeu 2.545 pessoas e, em 2022, ascendeu a 2.166 atendimentos, registando um total de 4.758 utentes.

O espaço, fruto de um investimento de cem mil euros, nasceu de um protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa e a autarquia e justificou-se pelo facto de o território do Vale do Neiva concorrer de forma estrutural para o desenvolvimento económico e social do concelho.

Já o Espaço Cidadão de Lanheses foi instalado na sede da Junta de Freguesia e inaugurado em dezembro de 2021, também com o objetivo de aproximar o cidadão dos serviços públicos, simplificando e agilizando procedimentos através de sinergias positivas entre diversas entidades e onde as Juntas de Freguesia têm um papel fundamental.

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No primeiro mês, atendeu 267 pessoas e, no primeiro ano completo, 2022, contabilizou 1.218 atendimentos, totalizando 1.485 munícipes.

Os Espaços Cidadão visam aproximar os serviços públicos, privilegiar a utilidade e comodidade para o cidadão no acesso aos serviços públicos, racionalizar os custos da Administração Pública com instalações e equipamentos e assegurar o atendimento digital assistido prestado por mediadores de atendimento digital com formação adequada, como complemento indispensável da prestação digital de serviços públicos, garantindo o seu caráter inclusivo.

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Funcionam como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde estes cidadãos beneficiam de um atendimento digital assistido que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online, reunindo no mesmo espaço várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de facilitar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública.

Além de proporcionar um maior conforto e comodidade aos utentes, permitem tratar de vários assuntos num mesmo espaço, com ganhos de tempo e de custos de deslocação. Estes espaços também permitem partilhar recursos, infraestruturas e plataformas, potenciando a eficiência e redução de custos do Estado, servindo melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

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