Mais de um milhão de pessoas visitaram este ano a Romaria d’Agonia, que decorreu em Viana do Castelo de 14 a 22 de agosto, enquanto os conteúdos disponibilizados online, incluindo transmissões em direto, chegaram a um milhão e meio de pessoas em todo o mundo.
De acordo com a contagem de visitantes realizada para a Câmara Municipal de Viana do Castelo pela empresa especializada Digignozit, durante o período das festas a cidade recebeu 1.052.266 visitantes.
O levantamento aéreo realizado concluiu que o dia de maior afluência de visitantes (438.000) registou-se no domingo, 18 de agosto, em que se realizou a Procissão Solene de Nossa Senhora d’Agonia, o desfile “Vamos para a Romaria” e a tradicional “Serenata” de fogo-de-artifício.
Durante o mês de agosto, os conteúdos dedicados à festa, incluindo a transmissão ‘online’ dos principais momentos através das contas oficiais nas redes sociais, tiveram um alcance de praticamente 940 mil utilizadores do Facebook e de mais de 324 mil utilizadores do Instagram, segundo os dados das respetivas plataformas.
PUBNo Facebook, só o conteúdo vídeo da “Serenata” de fogo-de-artifício registou um alcance de 229.700 utilizadores, gerou mais de 4,8 mil reações e 1,7 mil partilhas, tendo sido reproduzido 274 mil vezes. Já no Instagram, o conteúdo vídeo dedicado ao “Desfile da Mordomia” teve um alcance de 111 mil pessoas e 172 mil reproduções, além de 473 partilhas.
Apenas a cobertura fotográfica disponibilizada nos canais da Romaria nas redes sociais da inauguração da iluminação da cidade, que antecede o início da festa, teve um alcance de 199.700 pessoas, enquanto o álbum fotográfico sobre as varandas da Ribeira de Viana do Castelo, preparadas para o dia da padroeira, chegou a 158 mil pessoas.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
A página oficial na Romaria na internet www.festasdagonia.com contabilizou em agosto 129.932 utilizadores, que visualizaram 374.384 conteúdos, incluindo, por 248.828 vezes, o programa da festa de 2024.
Assim, só o alcance através das contas oficiais da Romaria nas redes sociais e na página oficial da festa, com os conteúdos próprios da festa de 2024, chegou a praticamente milhão e meio de pessoas.
PUBNos quatro eventos transmitidos em direto, apenas na contagem das plataformas da Romaria – que não incluem o simultâneo da mesma transmissão partilhada por cerca de uma dezena de outras entidades, nomeadamente órgãos de comunicação social, o Cortejo Histórico-Etnográfico foi o mais assistido, com 10.932 utilizadores, seguido do “Desfile da Mordomia”, com 10.864, da Festa do Traje, com 6.719, e da Procissão ao Mar, com 6.658.
Tal como em anos anteriores, fora de Portugal, a Romaria d’Agonia continua a manter um forte interesse no Brasil e em França, através dos conteúdos ‘online’.
Pelo segundo ano, a solução informática “Romaria n’Algibeira”, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade,
PUBlugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 12 121 vezes em 15 dias, até 22 de agosto.
8 comentários
Gostava de saber “onde” é que estiveram as tais pessoas! Um milhão são 1.000.000.000, será que agora os milhões são só 100.000 ? Pois com “as modernices” até os números emagrecem!
Lisboa dizem que tem “um milhão” e tal! E se, se muda-se a área de Lisboa para Viana do Castelo!
Penso que a cidade deveria ter as seguintes dimensões:- Darque, Cidade, Areosa, Carreço, Afife, Meadela, S.tª Marta! e aí colocaria o tal Milhão! Será que “está” certo, ou é mais uma para “encher” o caneco!
Um milhão espalhados pelos dias das festas não é um grande numero! Agora nunca é um milhão num dia nem nada que pareça! Agora em 7 dias de festas cento e pouco mil por dia nada de anormal nas festa da Romaria!
Biliões ou quantos somos, “just in time”, no planeta habitado?
Todos e a Senhora da Agonia, cada um na, sua.
Felizes daqueles que discutem milhões, de pessoas.
José Cachadinha e João Amorim, respondam ao que escrevi.
Aceitando ou contestando?
Gosto de escrever sobre o que escrevem, gosto que escrevam sobre o que escrevo e não gosto mais de escrever.
Gaste o seu tempo com coisas uteis! Tretas como aquelas que o senhor escreve, e “talvêz” encomendadas não é comigo!
Está a escrever para Telmo Esteves ou para João Amorim?
Pois “um milhão” por sete dias!
E eram sempre as mesmas pessoas, ou outras!
Quem as contou não fomos Nós! Talvez seja, quem tem pouco que fazer, ou “ande a laurear a pevide”!
Quem quer ser “gigante” e não tem “estaleca” para esse fim, inventa, tudo o que Lhe apetece!
Mas a festa já passou e as formosuras já ninguém se lembra delas! E os barcos e os submarinos, lá vão seguindo pelo rio Lima para o mar, e os Vianenses a ver “os comboios a passar”!
E daqui a “Um Ano” é que vai ser uma festa de arromba, pois não vai faltar nada vai ser “uma nobreza” de tirar a Gorra! Esperem que vão ver se Eu me engano!
Pedi resposta ao que escrevi.
Li os vossos comentários.
José Cachadinha respondeu-me com o comentário do João Mário.
Houve quem me respondesse e houve quem não me respondesse.
Tenho continuado, pelos primeiros.
Senhora de … (quando precisamos dela), ajuda-nos.