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Marca Monção apresentada em Lisboa

Após ter sido apresentada no Cine Teatro João Verde, no passado dia 24 de março, a nova identidade gráfica do Município de Monção, criada pela Marka Branka, bem como a curta-metragem e o filme promocional, da autoria de Leonel Vieira, foram apresentadas no Restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, no passado dia 31 de março.

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Um final de tarde de grande sucesso para Monção, onde esteve presente a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, vários monçanenses a residir na capital, e um número significativo de personalidades ligadas ao mundo do espetáculo, desporto e politica.

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Com a paixão que o carateriza, quando fala, defende e promove a nossa terra, António Barbosa disse aos presentes que “a nova imagem pretende posicionar Monção como uma marca global”, sublinhando que “o nosso objetivo é comunicar de uma forma uniforme e abrangente, com base numa linguagem apelativa e imagem atrativa, feita a partir das nossos sonhos, emoções e histórias”.

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Com a nova identidade, assinalou António Barbosa, estaremos melhor posicionados para intensificar a atratividade do nosso território, reforçar a capacidade centralizadora do nosso Município na região tranfronteiriça e fortalecer o dinamismo associativo e empresarial, algo em que Monção é um exemplo.

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Quanto à apresentação no Restaurante Solar dos Presuntos, António Barbosa esclareceu que, na capital, não haveria melhor local: “o Solar dos Presuntos é uma segunda casa de Monção. Os meus queridos amigos Evaristo e Dona Graça, fizeram um percurso profissional notável, sendo duas figuras públicas que nunca esqueceram as suas raízes, tendo as suas portas sempre abertas para promover Monção. O seu filho, Pedro, segue o mesmo exemplo. Ficamos-lhe gratos por nos ajudarem a divulgar a nossa terra”.

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“Senti-me a passear na Disney”

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Rodeado de muitos amigos ligados ao cinema e à publicidade, áreas onde rivaliza com os melhores, Leonel Vieira transparecia alegria e felicidade. A exibição da curta-metragem e do filme promocional tinham sido recebidos com aplausos prolongados e muitos elogios à forma como, em apenas quatro dias, o cineasta captou a essência dos lugares, das pessoas e dos mitos que “habitam” Monção.

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Aos presentes, referiu: “Não sabia ao que ia, mas apercebi-me, poucas horas depois de ter chegado, que tinha material excelente para fazer um pequeno filme. Encontrei cenários fabulosos, histórias incríveis, gente apaixonada pela sua terra. Limitei-me a usar a minha criatividade para escrever e filmar aquilo que já existe. Está lá. Fiquei fascinado com o que vi, senti-me uma criança a passear na Disney, e consegui fazer o meu melhor pequeno filme em 25 anos de carreira”.  

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Responsável pelo mais antigo programa de cinema na televisão, o emblemático “Janela Indiscreta”, Mário Augusto deu nota que “a revelação da essência e alma de um território é algo muito desafiante de comunicar”, reforçando que, neste caso, “a forma como Monção chegou à nova marca foi absolutamente brilhante e fruto de um trabalho profissional e cativante”.

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“Esta imagem vai colocar Monção na voz do mundo”

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Defendendo que a promoção dos territórios de baixa densidade deve ser feita de uma forma original, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, felicitou o Município de Monção pela determinação colocada no projeto e pela capacidade de inovação que evidenciou na divulgação do seu concelho.

Acrescentou: “O que eu vi aqui hoje é aquilo que deve ser feito quando queremos comunicar o nosso território. A magia dos sonhos, a paixão da gente e histórias únicas que devem ser contadas. Esta imagem vai colocar Monção, com certeza absoluta, na voz do mundo. Mais uma vez, parabéns ao senhor Presidente, António Barbosa, por acreditar na sua gente, na sua cultura e no seu património imaterial”.

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Monção Deixa Marca

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Da autoria da Marka Branka, agência criativa local, constituída por monçanenses de alma e coração, a nova identidade do Município de Monção é mais do que uma conceção gráfica. Na sua essência, identifica o nosso território, nas suas peculiaridades e potencialidades, estabelecendo, ao mesmo tempo, organização comunicacional nas diferentes valências do município.

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Com a assinatura “Monção Deixa Marca”, o Município de Monção surge de uma forma ímpar e universal, sem vinculo a nenhum ciclo político, com o objetivo de perdurar no tempo, enquanto elemento de diferenciação e afirmação do nosso território, através do seu posicionamento como marca global.

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Mais do que combinar tradição e contemporaneidade, num evidente respeito pela história, a representação gráfica da marca, mostra a autenticidade do povo e uma abordagem abrangente e homogénea, onde “Monção é Monção. Não tudo, mas muito mais que uma coisa só”.

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Com argumentos distintos e um ponto em comum, a sua gente, “Monção não é personagem, é palco”. Quando não é visto no seu conjunto, sente-se nas suas tradições, nos seus costumes, nos seus lugares, nas suas paisagens e no “saber fazer“ e “bem receber” do seu povo, elemento central deste território belo e fascinante, que deixa marca em quem nos visita.

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Curta-metragem

https://www.youtube.com/watch?v=RgBW31egahs&t=5s

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Vídeo promocional

https://www.youtube.com/watch?v=R2OkH3Crwso&t=1s

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Nova identidade gráfica

https://www.youtube.com/watch?v=iVIBRdQG1ec

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