Pagar a punção ao senhor da freguesia e cortejo de ofertas a São Martinho.
Esta festa é símbolo de agradecimento ao Senhor pelos bens da terra que os habitantes desta freguesia limiana receberam. Este nome medieval, “Martinada”, denominava o imposto que os servos tinham que pagar ao senhor feudal. Esta, paga outrora no dia de S. Martinho, é uma tradição que o povo friastelense recuperou, pois para eles, “o senhor” desta terra é o Santo Bispo de Tours: “Friastelas é terra de S. Martinho!”.
É por isso que, estando esta gente a residir nos terrenos de S. Martinho quer prestar-lhe tributo, entregando-lhe aquilo que colheu da terra, fruto do suor humano e da bênção divina.
PUBO cortejo de ofertas desfila pela avenida que agora tem o nome do orago da Paróquia. Chegados ao adro da igreja, todas as ofertas são leiloadas: animais e toda a espécie de sementes e frutos, ensacados em sacos de pano ou cestos de vime e “barelas”. É assim também que está a igreja paroquial e o adro.
Para festejar o padroeiro, a igreja é ornamentada de forma diferente do resto do ano: com pequenas sacas de linhagem e diversos tipos de pano, repletas das mais variadas sementes que aquela terra dá: feijão, castanha, milho, favas, pimentos, nozes, tremoços, cebolas, entre outros. Estes, se foram dados por Deus, são agora apresentados ao Senhor, cumprindo a antiga tradição bíblica da entrega das primícias aliada à medieval Martinada.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
Pela primeira vez, a Paróquia dividiu a festa do Padroeiro em dois momentos distintos e até distantes no tempo! O cortejo, que habitualmente é feito nas proximidades do dia de S. Martinho, a 11 de novembro, foi marcado para o primeiro domingo de outubro: as colheitas já estão feitas (ao contrário de antigamente, em que as colheitas se prolongavam ao longo de outubro), as castanhas estão boas (com as alterações do clima a castanha que surgia em novembro, agora já se colhe em setembro e em outubro), os dias são mais longos e quentes… Para o “verão de S. Martinho” ficam marcados os outros momentos da festa: convívio com magusto, lausperene, romeiros, prova do vinho novo…
Sim… as previsões apontam para chuva intensa no próximo domingo! Mas não vamos cancelar nem adiar. Esperamos até ao momento de começar o cortejo… Haja esperança e fé!
PUB