Editorial

MEDICINA NA CATÓLICA E O JURAMENTO AOS HIPÓCRITAS
Picture of Damião Cunha Velho

Damião Cunha Velho

[[{“fid”:”58957″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”Damião Cunha Velho”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”Damião Cunha Velho”,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:”Damião Cunha Velho”,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:”Damião Cunha Velho”,”external_url”:””}},”attributes”:{“alt”:”Damião Cunha Velho”,”title”:”Damião Cunha Velho”,”height”:”179″,”width”:”171″,”class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

Damião Cunha Velho

Professor
w
Abriu este ano o curso de medicina na Universidade Católica.
A Católica é uma universidade prestigiada na área da gestão e da economia.
w
Acontece, que há muito que se exigiu o aumento de vagas para medicina pelas universidades estatais dada a necessidade de mais médicos per capita. O que nunca aconteceu, apesar de estarem a trabalhar em Portugal centenas de médicos estrangeiros no Serviço Nacional de Saúde.
E, o SNS é pago pelo contribuinte.
w
A Ordem dos Médicos nunca aprovou este aumento de vagas porque os interesses corporativos deste grupo de amigos falou mais alto.
Menos médicos igual a mais dinheiro ganho por cada amigo médico.
w
É certo que um curso exigente como o de medicina implica recursos humanos e materiais de valor muito elevado.
Abrir só vagas não chega.
É necessário um investimento a sério por parte do Estado.
w
A qualidade do ensino é fundamental.
Os médicos lidam com a vida dos doentes.
w
Também me parece inaceitável que ao fim de seis anos de formação muitas centenas de médicos, todos os anos, não consigam colocação na especialidade.
w
Algo tem que mudar neste aspecto.
w
O ministro que tutela a pasta, Manuel Heitor, quer abrir mais três escolas médicas em 2023.
Mesmo que as condições estejam reunidas, o que não me parece, não acredito que a Ordem dos Médicos vá estar de acordo pelas razões já referidas.
w
Mas, com a crescente deslocalização de estudantes portugueses para o estrangeiro, para cursarem medicina, nomeadamente para a República Checa, a necessidade de abrir um curso privado de medicina imperou.
w
Calhou, porém, à Igreja Católica essa benesse.
Uma benesse cheia de interesses ocultos a uma entidade de causas duvidosas.
Quem quis levar para a fogeira Galileu não é certamente um grande amante das ciências.
w
A Igreja Católica vive dos pobres (a miséria faz muitos crentes) mas nunca viveu muito para os pobres.
w
As 50 vagas de Medicina em Lisboa não foram ocupadas por pobres bons alunos mas por ricos sem notas para entrar para a universidade pública.
Só a propina mensal ronda os 1600 euros.
w
E, o Estado dá a sua ajuda, através do contribuinte que não tem dinheiro para lá pôr os filhos. Dá com benefícios ou isenções fiscais inaceitáveis para um Estado que se diz laico.
w
As cadeiras do curso fazem lembrar mais um curso de filosofia do que um curso de medicina.
w
Assim sendo, os futuros médicos filósofos da Católica quando fizerem o juramento de Hipócrates deviam antes fazer o juramento aos hipócritas!

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas