Medidas prevetivas de incêndios florestais

Comunicado de Imprensa
Mapa

Na passada 4ªfeira entrou em vigor o período crítico para a ocorrência de incêndios florestais, vigorando até 30 de Setembro.

Assim, relembramos a todos os cidadãos que independentemente das condições meteorológicas, em todos os espaços rurais é expressamente proibido realizar fogueiras para a confeção de alimentos, queimar matos, silvas ou qualquer tipo de sobrantes agrícolas ou florestais, lançar foguetes e balões com mecha acesa.

Também durante este período, o acesso, à permanência e à circulação no interior de determinadas áreas florestais é condicionado. Nos trabalhos ou outras atividades que decorram nos espaços rurais, é obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa a utilizar, onde se incluem todo o tipo de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa – chamas nos tubos de escape ou chaminés.

É necessário ainda, que estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg.

Solicita-se a quem avistar um incêndio que ligue de imediato 117 (chamada gratuita)!

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Tenha cuidado, um pequeno descuido pode causar um grande incêndio!

 

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
notadeimprensa@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais do Lima

Junte-se a nós todas as semanas