Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

In Memoriam Camilo Guerreiro Ferreira

Camilo Ferreira

Nasceu de um misto de culturas ocidente e oriente, que integrou de forma prodigiosa e singular. Totalmente despojado, desprezavaos bens materiais. Era o mestre da aceitação das circunstâncias e vivia em plenitude os momentos que lhe eram dados, fossem eles quais fossem.

Soube sempre ser um homem feliz. Moviase por valores e pelo amor, nas várias causas a que se entregou:

Na política, foi fundador do CDS assente nos valores da democracia cristã, a sua casa foi sede do partido em Viana do Castelo. Foi deputado e ajudou a formar centenas de pessoas a norte do País em sessões de esclarecimento sobre a Doutrina Social da Igreja, deixando o alerta sobre todas as ideologias contra a liberdade. Depositava confiança total nas pessoas com quem se cruzava, mesmo que o desiludissem.

Profissionalmente foi um professor estremado no Liceu e no Politécnico de Viana do Castelo, com uma proximidade invulgar dos alunos, com quem se comprometia e de quem foi mestre emuitas vezes, pai. Na Junta Autónoma das Estradas, totalmente entregue aos projetos que tinha entre mãos, e com uma competência superior que o tornaram incontornável na sua área do saber, ao nível nacional.

PUB

No desporto, deixou rasto em tudo o que realizou. Teve marcas olímpicas em Pentatlo Militar, alcançou records nacionais, foi sexto nacional em ténis já depois de ter sido aconselhado a parar de fazer desporto. Promoveu o desporto como forma de crescimento pessoal e harmonioso seguindo a máxima: «mens sana in corpore sano». Foi Presidente do Clube de Ténis de Viana. Recebeu dezenas de medalhas em várias modalidades individuais e coletivas. Recebeu distinções nacionais pelo pioneirismo na educação do desporto. 

Em tudo agia pondo tudo de si: corpo, alma, inteligência, vontade e emoção. Foi um apaixonado. Era iminentemente afetivo. Amava por inteiro. Amou por inteiro a sua querida Mulher, com quem completou 60 anos de casado. Amou por  inteiro os seus pais, o seu irmão, as suas filhas, os seus genros, os seus netos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Os amigos eram também os seus irmãos. Os seus alunos, as suas causas, o seu trabalho. Ensinounos a lição maior: a receber todos os dias tudo como um dom e aceitálo por inteiro. Sem ataduras nem mais ambições para além as de ESTAR por inteiro.

Recebeu os últimos sacramentos no último domingo da sua vida, levou consigoo escapulário de Nossa Senhora do Carmo. 

PUB
PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas