Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Mestre Chocolatier vai mostrar a sua arte no Arcos Hotel Nature & Spa

Mestre doceiro

Francisco Siopa vai ser o Chef Pasteleiro é o convidado do Jantar Vínico a realizar pelo Arcos Hotel Nature & Spa, em Arcos de Valdevez, hoje, sexta-feira. À frente da cozinha do Restaurante Foral de Valdevez, daquele hotel minhoto, Vasco Pombo convida o amigo e consagrado mestre chocolatier para uma parceria naquele que será o seu primeiro Jantar Vínico depois de ter assumido funções como Chef Executivo da unidade.

A ementa é composta por Ravioli de Sapateira com Molho de Espumante Alvarinho, como entrada, seguindo-se Filete deGaroupa sobre Cama de Migas de Ameijoa, Puré de Couve-Flor e Azeite de Trufa Branca, como prato de peixe. Na carne, haverá Lombinhos de Porco com Molho de Frutos Silvestres, Mousse de Cogumelos do Campo e Polenta Frita. A ‘sobremesa-surpresa’  ficará a cargo do Chef Francisco Siopa.

O café é acompanhado por bombons da Siopa Chocolatier.

Em destaque vão estar os afamados vinhos verdes ‘Vale dos Ares’, do produtor Miguel Queimado (Monção), e ‘Sem Igual’, de João Camizão Rocha, bem como espumante de Alvarinho.

PUB

O preço do jantar é de 30€/ pessoa, e as reservas podem ser feitas pelo tel. (+351) 258 093 600, pelo email geral@arcoshotelnature.com ou no site www.arcoshotelnature.com.

Chef Pasteleiro e Chocolatier reconhecido a nível nacional e internacional, Francisco Siopa formou-se na Escola de Hotelaria da Pontinha e iniciou a carreira na Doce Camélia, famosa pastelaria de Mafra.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Com vários cursos de especialização na área de pastelaria e chocolataria, passou por espaços de renome como o Hotel Art’s, em Barcelona, Onyria Marinha Edition Hotel, em Cascais, Fortaleza do Guincho, Hotel Penha Longa, St. Pancras Renaissance Hotel, (grupo Marriott), em Londres, ou Powerscourt Hotel, em Dublin, entre outros.

Actualmente, tem a sua própria empresa, a Siopa Chocolatier, em Cascais e Campo de Ourique (Lisboa), onde fabrica e vende as suas fabulosas criações. É ainda consultor em vários espaços e formador na Ass. de Cozinheiros de Portugal e na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

PUB

Foi precisamente na ‘escola da Pontinha’, em Lisboa, onde também se formou, que o Chef Vasco Pombo viria a conhecer o agora grande chocolatier Francisco Siopa, ambos alunos de uma escola que criou uma ‘fornada’ de cozinheiros que têm dado cartas na sua profissão.

PUB

Em Lisboa, Vasco Pombo rapidamente se destacou em espaços como o Restaurante Titanix, no Parque das Nações, então propriedade do músico Luís Represas, bem como no clássico Lapa Palace Hotel, por onde passou um grupo de jovens cozinheiros que ‘revolucionaram’ a cozinha em Portugal.

Já no Minho, e optando por sair dos grandes centros, foi Chef no Restaurante Abrigo do Taboão (Paredes de Coura), da ADEMINHO, no Aquafalls Nature Hotel (Gerês) e na Casa do Mezio Aromatic and Nature Hotel (Arcos de Valdevez).

Embora jovem, tem um já um longo e sólido percurso como formador na área de Hotelaria, Restauração e Cozinha em diversos organismos e reputadas escolas profissionais do Alto Minho.

Realiza também frequentemente Show Cookings em vários eventos, e é Chef Executivo consultor do Grupo Casa Real.

PUB

Com um profundo conhecimento da cozinha  e doçaria minhotas, em especial,  e o objectivo de levar a qualidade e as técnicas de vanguarda até aos meios mais pequenos,  tem marcado posição como Chef jovem e inovador, conseguindo uma ‘saborosa’ harmonia entre a tradição e a modernidade.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas