Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Mísseis russos atingem Central Nuclear de Zaporíjia na Ucrânia, a maior da Europa e “há uma ameaça real de perigo nuclear” com os bombeiros incapazes de combater o incêndio

Por volta da 1:00 hora mísseis lançados pelas tropas russas atingiram uma Central Nuclear na Ucrânia, provocando um incêndio que com enorme dificuldade está a ser combatido pelos bombeiros. Segundo anunciou a SIC/Notícias, já se está a sentir um aumento de radioatividade na área atingida.

w

Um funcionário do governo ucraniano também disse à Associated Press que níveis elevados de radiação foram detetados perto do local que está sob ataque das forças russas.

De acordo com um porta-voz da central nuclear, deflagrou um incêndio depois do ataque ao local, que fica na cidade de Enerhodar, no sul da Ucrânia.

PUB

Um funcionário do Governo disse à Associated Press que elevados níveis de radiação estão a ser detetados junto ao local da central, a qual é responsável por 25% da produção de energia do país.

Esta fonte falou sob a condição de anonimato porque a informação ainda não foi publicamente divulgada.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Segundo a Lusa, «O porta-voz da central Andriy Tuz disse à televisão ucraniana que é urgente parar o combate para apagar as chamas.»

(1:45 horas)

PUB

w

[[{“fid”:”61291″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

w

PUB

“Se explodir será dez vezes pior do que Chernobyl”

w

O ministro dos Negócios estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, veio para o Twitter apelar a que as forças russas cessem «imediatamente» os ataques à central nuclear de Zaporizhzhia, de forma a poder-se criar um cordão de segurança para que os bombeiros possam intervir para apagar o incêndio.

«Se [a estação] explodir será dez vezes pior do que Chernobyl», escreve o governante, ainda que não se sabendo bem em que dados ele se baseia para fazer tal afirmação.

PUB

À hora de fecho desta edição do MD (2:04 horas), consultámos o site da agência oficial russa TASS que se mantém em silêncio sobre o ataque à Central Nuclear.

NOTA DA DIREÇÃO DO MD:

Atndendo à gravidade da situação e compreensível dificuldade em obter informação, aconselhamos o leitor a ler esta notícia sob reserva, sugerindo a busca de notícias mais actualizadas e em tempo real de modo a evitar alarmismos.

(02:15 horas de 4/03/2022)

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas