Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Moçambique: Ciclone IDAI depois da tempestade!

Ciclone em Moçambique

CICLONE IDAI: DEPOIS DA TEMPESTADE, A DIMENSÃO DA CATÁSTROFE VAI SENDO CONHECIDA.

CONVERSA COM TIAGO COUCELO, COORDENADOR DA FEC EM MOÇAMBIQUE

O Ciclone Idai pode ser uma das maiores catástrofes meteorológicas que alguma vez atingiram o hemisfério sul. À medida que as águas baixam e as equipas de socorro avançam no terreno, vai-se conhecendo as consequências do ciclone e preparam-se respostas para tentar repor a normalidade do quotidiano das populações afetadas. Tiago Coucelo, Coordenador da FEC em Moçambique, fala à e-NCONTROS sobre a situação no país e do que se pode fazer para ajudar as comunidades afetadas.

 

PUB

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 “Toca-Teca”: A primeira biblioteca itinerante da Guiné-Bissau

A FEC e Afectos com Letras inauguraram no dia 28 de fevereiro a biblioteca itinerante “Toca-Teca”, no Espaço Verde, em Bissau. Na “Toca-Teca” estão disponíveis livros adequados a todas as idades, para consulta e requisição, bem como jogos pedagógicos e jogos tradicionais. Durante os próximos meses, a carrinha vai passar pelas regiões de Tombali, Gabú, Bafatá, Oio, Cacheu, Biombo e Setor Autónomo de Bissau, levando livros e dinamizando várias atividades, como leitura de poesia e horas do conto.

PUB

Programa ACORDA!

PUB

Nos passados dias 25, 26 e 27 de fevereiro cerca de 80 pessoas preocupadas com os desafios da sustentabilidade e cuidado da casa comum juntaram-se às iniciativas do programa ACORDA! – Da conversão ecológica à transformação social. Este programa procurou promover espaços de diálogo e debate público sobre o desenvolvimento sustentável e sensibilizar os cidadãos para escolhas conscientes desde o quotidiano à esfera política, no contexto dos atos eleitorais a decorrer este ano, de maneira a que se promovam políticas públicas mais justas e ecológicas.
 

 

 

PUB

FEC, FGS e VIDA preparam resposta pós-emergência para os próximos 5 anos em Moçambique

A FEC – Fundação Fé e Cooperação, a FGS – Fundação Gonçalo da Silveira e a ONG VIDA estão a preparar um programa de intervenção pós-emergência com a duração de 5 anos, em estreita articulação com a Cooperação Portuguesa, que pretende trazer normalidade às crianças e famílias afetadas na província de Sofala pela passagem do Ciclone Idai.

 

Training for Transformation: formação avança em Angola

Terminou o primeiro módulo da formação Training for Transformation, que teve início em Angola no passado dia 25 de fevereiro. Training for Tranformation é uma nova metodologia que vai permitir que os colaboradores do Mosaiko, parceiro da FEC, percebam melhor o seu papel e o das comunidades com quem trabalham enquanto agentes de mudança individuais.

 

  • Em final de março e início de abril estará em curso a avaliação do projeto de Promoção dos Direitos Humanos em Angola (+)
  • Dia 5 de Abril estreia uma peça de teatro realizada com o Grupo de Teatro do Oprimido de Bissau dedicada aos temas do casamento precoce e forçado e violência doméstica, no âmbito do projeto Nô na cuida di nô vida, mindjer (+)
  • Em abril, no âmbito do projeto Terra dos Direitos, têm continuidade em Portugal as sessões de sensibilização sobre proteção dos Direitos da Criança, nas escolas de 1º ciclo (+)
  • Em Abril têm início em Moçambique as formações do projeto Tchovar, assim como a recolha de dados para a baseline do projeto (+)

 

COMO TER UM SONO DESCANSADO

Marta Gonçalves
Cerca de um milhão de portugueses têm problemas relacionados com o sono, embora muitos não estejam ainda diagnosticados. O diagnóstico e tratamento destas perturbações são fundamentais para garantir a qualidade de vida e impedir que a saúde física e mental seja ainda mais afetada. Neste Luso Fonias falámos sobre a qualidade do sono com a Doutora Marta Gonçalves, médica psiquiatra e especialista em Medicina do Sono.

 

MULHERES NA TECNOLOGIA 

Vânia Gonçalves
No passado dia 8 de março assinalou-se o Dia Mundial da Mulher, pretexto para hoje falarmos da presença feminina num mundo ainda muito dominado por homens, que é a área das tecnologias. As mulheres representam uma percentagem diminuta dos profissionais de tecnologias de informação na Europa, mas tem havido várias iniciativas para inverter esta tendência e promover uma maior igualdade de género neste setor. Foi nossa convidada Vânia Gonçalves, professora de Engenharia Informática e fundadora do grupo “Geek Girls Portugal”.

 

 O PODER DE UM ABRAÇO

Diogo Coelho
Há vários anos que Diogo Coelho distribui abraços pelo país. Uma ideia que começou quando era aluno do ensino secundário e que hoje continua na associação Free Hugs, que realiza campanhas de ruas, iniciativas em escolas e outras iniciativas. Falámos sobre o poder de um abraço com o Diogo Coelho, presidente da Free Hugs.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas