Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Monção debateu a importância da linguagem no sucesso educativo

Às portas do início do ano letivo, António Barbosa reafirmou que a educação é uma área prioritária para o executivo municipal: “Investimos o que fizer falta porque entendemos que o retorno é sempre maior”

w

O auditório do Cine Teatro João Verde recebeu, na tarde de ontem, a mesa redonda “A linguagem como pilar para o sucesso escolar. Monção: um exemplo de boas práticas”. Aberta à comunidade, contou com a presença de centena e meia de docentes e técnicos.

w

PUB

Moderado pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Monção, Sérgio Gonçalves, as comunicações incidiram nas ações desenvolvidas em prol da linguagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo de Ensino Básico, bem como no lançamento de algumas pistas sobre estudos e iniciativas futuras.

w

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, realçou o papel da linguagem no percurso escolar das crianças, sublinhando que a educação é uma área prioritária para o executivo municipal, uma vez que a formação é essencial para a criação de cidadãos ativos, responsáveis e solidários.

w

PUB

“Criar as melhores condições para proporcionar aos monçanenses um ensino de qualidade, tanto em termos estruturais como pedagógicos e técnicos, é algo que está bem presente na nossa forma de governar. Investimos o que fizer falta porque entendemos que o retorno é sempre maior” acentuou.

w

[[{“fid”:”64554″,”view_mode”:”default”,”fields”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””},”link_text”:false,”type”:”media”,”field_deltas”:{“1”:{“format”:”default”,”alignment”:””,”field_file_image_alt_text[und][0][value]”:false,”field_file_image_title_text[und][0][value]”:false,”external_url”:””}},”attributes”:{“class”:”media-element file-default”,”data-delta”:”1″}}]]

PUB

w

A encerrar, a vereadora da educação, Daniela Fernandes, mostrou-se satisfeita e orgulhosa com a presença de público e o resultado da iniciativa, cujas comunicações foram bastante esclarecedoras e enriquecedoras. Agradeceu a presença de todos, desejou um bom ano letivo e sublinhou que, tal como em outras áreas, também na educação, Monção está a deixar marca.

w

As comunicações foram proferidas por Joaquim Meira, coordenador da EMAEI, Marisa Lousada, da Escola Superior de Saúde, Universidade de Aveiro, Liliana Rocha, da Lusoinfo, e Ana Rita Silva, terapeuta da fala, do Agrupamento de Escolas de Monção, que apresentou o projeto “Ler para Crescer”.

PUB

 w

Vânia Brito, terapeuta da fala, do Município de Monção, divulgou os resultados do estudo científico “Boas Práticas ao Nível da Linguagem em Idade Pré-Escolar na Comunidade Educativa de Monção”. O estudo consistiu no rastreio, ao nível da linguagem e dos sons, a todas as crianças, com 4 anos de idade, do Agrupamento de Escolas de Monção e do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Monção, durante três anos letivos.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas