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Monção exalta Alvarinho e convida a brindar

Brida-se ao Alvarinho

Entre 3 e 5 de Julho, Monção volta a receber um dos certames mais emblemáticos e procurados na região norte: a Feira do Alvarinho. Este ano, novamente no Campo da Feira vão estar 108 expositores divididos por uma área coberta e outra descoberta. O programa foi apresentado no Museu Alvarinho na manhã de 30 de Junho pelo autarca, vereador, presidente da Associação de Produtores de Alvarinho (APA) e presidente da Associação Comercial. O evento arrancará às 17h00 de sexta, com a inauguração a ficar a cargo do secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira e Brito.
“Em equipa que ganha não se mexe”, referia Augusto Domingues, aludindo ao mesmo formato de anos anteriores. O investimento da autarquia ronda os 150 mil euros, com um retorno expectável de 38 a 40 mil euros. O autarca socialista frisava ainda o meio milhão de euros de injecção financeira na comunidade, através da hotelaria e restauração.
Se no ano passado passaram pela feira 80 mil pessoas, o autarca espera que o número aumente. “O objectivo é trazer gente de fora e que fiquem com vontade de vir mais vezes”.
O território foi a aposta na programação da Feira. O vereador das Actividades Socioculturais lembrava que “balizamos a programação no território e na promoção da região”, aliando o turismo, a enologia e a gastronomia.
No espaço descoberto vão marcar presença 67 expositores, entre artesanato, instituições sociais, culturais e desportivas, organização, venda de copos e espaço Eprami.come. No espaço coberto estarão os produtores de Vinho Alvarinho (21), tasquinhas (11) e fumeiros/doçaria (nove). A feira vai disponibilizar ainda multibanco, sanitários, posto médico, serviço Wi-Fi, espaço lounge, espaço multiusos e área infantil com ateliês para crianças dos quatro aos 10 anos. Posto médico; multibanco e um ecrã gigante marcam também presença na edição de 2015.
O presidente da Associação Comercial fala de um certame de que promove um dos produtos “mais importantes do concelho e da região”. Américo Reis explicava que “o vinho Alvarinho é relevante e deve ser apoiado porque agora temos outro desafio e temos de estar firmes nesta posição”.
Aconselhando os restaurantes a apresentarem produtos de qualidade e a preços acessíveis, aquele responsável não esquecia de agradecia o “esforço financeiro” da autarquia não só para o Alvarinho, mas toda a fileira económica.
A Associação de Produtores de Alvarinho apoia a organização. O seu presidente sublinhava a união para fazer a força. “Só na perspectiva de ligação destes atores é que podemos garantir o sucesso nesta região”. Miguel Queimado esclarecia que “aqui está um momento para que as pessoas conheçam um produto de referência e ainda o que o território tem para oferecer numa perspectiva de trabalho em rede”. Com o objectivo de “colocar Monção e Melgaço no mapa”, aquele dirigente enalteceu também a participação dos jovens no evento. “São milhares de jovens a provar Alvarinho. Estes eventos permitem construir a cultura do vinho. E é com a cultura do vinho que garantimos um futuro sustentável para a Sub-região”.

Aplicação móvel descarregada por mil pessoas
A aplicação móvel desenvolvida para a Feira do Alvarinho conta já com mil descargas. A informação foi avançada pelo responsável da empresa. Miguel Guerra falava de “uma aposta nas novas tecnologias”, que promove a feira; produtos e produtores. “É um projecto inovador e um meio de revolução muito forte”.
A aplicação gratuita vai manter-se durante os dias do certame, com informações do concelho; dos restaurantes, hotéis e do que visitar.

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