Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Mostra de Folclore reafirma Portugalidade em Andorra

O Principado de Andorra acolheu no passado fim de semana a Mostra Internacional de Folclore comemorativa do 22º aniversario do Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’.
O Complexo Sociocultural da cidade de Encamp ficou pequeno para acolher os cerca de 200 folcloristas dos grupos – Gentes de Almeirim, Rancho Folclorico dos Portugueses de Beausoleil, Esbart Sant Romà d’Encamp e o Grupo anfitrião – e numeroso publico português e de outras nacionalidades que não quiseram perder uma nova edição do encontro de culturas e reafirmação da portugalidade organizado pelo grupo português residente em Andorra.

No sábado, a partir das 21h30, teve lugar a Mostra de Folclore com a apresentação por parte do jornalista, escritor e apresentação da tevisão andorrana, Alfred Llahí que convidou os estandartes dos Grupos e diferentes personalidades a subirem ao palco, nomeadamente Esther París, Vice-Presidente da Câmara de Encamp, Pere Lopez, Deputado do Parlamento Andorrano, Dr. Daniel Café, Presidente da Federação do Folclore Português e José Costa, proprietario da empresa Nova Constructora, patrocinador oficial do evento.

Depois da protocolar troca de lembranças entre os Grupos e personalidades, Daniel Café entregou a medalha da Federação ao Município de Encamp e o diploma de reconhecimento pelo “trabalho louvável desenvolvido pelo grupo a favor da promoção e salvaguarda da cultura tradicional popular portuguesa” a um “emocionado” Grupo de Folclore ‘Casa de Portugal’.

O grupo anfitrião iniciou o festival apresentando danças e cantigas do cancioneiro minhoto da região de Viana do Castelo recebendo calorosos aplausos. A continuação o Esbart Sant Romà apresentou danças do seu reportorio integrado pelas secções juvenis e “corpo” de dança. Desde França subiu ao palco o Rancho de Beausoleil formado por uma grande representação de folcloristas que encheram o palco de danças caracteristicas do Baixo Minho.

PUB

Coube ao Gentes de Almeirim encerrar a Mostra com uma representação das tradições ribatejanas que arrancou mais de uma gargalhada ao publico assistente. Finalizado o festival, que teve emissão de imagem em direto através do programa Cantinho do Folclore a cargo de Paulo Silva  da Web Rádio Ondas de Portugal, publico e folcloristas dirigiram-se à sala de festas para desfutar do baile a cargo do Grupo Euphória e de um lanche oferido aos elementos dos Grupos pelos organizadores.

No Domingo pela manhã teve lugar no Centro Cultural La Llacuna de Andorra la Vella, na capital do Principado, uma formação a cargo da Federação do Folclore Português sob o título “Conversas sobre folclore”. A Vice Presidente da Federação, Maria Emília Francisco fez referencia à composição da Federação e Daniel Café centrou a intervenção no trajar ao longo dos tempos e importancia de preservar a autenticidade na representação folclorica.
Após a formação teve lugar uma recepção à Federação e ao Grupo Gentes de Almeirim na SEDE do Grupo anfitrião onde puderam conhecer in situ a historia de mais de duas décadas do Grupo andorrano.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

PUB

PUB

O encontro terminou num restaurante da capital andorrana com um almoço oferecido por José Costa, tendo Daniel Café assinado o “Livro de Honra” da colectividade portuguesa em Andorra e recebido um album fotografico com a recolha do trajar do Grupo.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas