Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

‘Mundo a Dançar’ no arranque das Festas do Concelho de Paredes de Coura a pensar nos Emigrantes

Cuca Roseta, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo na Festa do Emigrante.

 

 

‘O Mundo a Dançar’ – Festival Internacional de Folclore com grupos da Bielorrússia, Buriacia, Colômbia e Espanha, a noite de fados com Cuca Roseta, a desconstrução do pimba com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, mas também a ‘Festa do Emigrante’ e as celebrações em torno do Dia do Concelho são alguns dos pontos altos das tradicionais Festas do Concelho de Paredes de Coura, que todos os anos dão um colorido ímpar a esta vila do Alto Minho reunindo milhares de pessoas entre as quais os muitos filhos que um dia tiveram que partir para o exterior na procura de dias melhores.

PUB

O Mundo a Dançar – Festival Internacional de Folclore reúne este ano grupos da Bielorrússia, Buriacia, Colômbia e Espanha. Abriu na 2ª feira, dia 30 de julho, o programa das Festas do Concelho de Paredes de Coura, que se prolonga até 12 de agosto.
 
O Folk Dance and Music Group Belaya Rus, de Minsk, o Agricultural Acadamy Dance and Song Ensemble “Razdolie”, de Ulan-Ude,  a Compañia Artistica Danzar, de Cali e a Asociación de Coros y Danzas “Francisco de Goya”, de Madrid, são os grupos que desfilaram na 2ª feira pelo Largo Visconde de Mozelos, proporcionando a todos os que passam por Paredes de Coura os tons e os sons de algum do melhor folclore do Mundo, como também deram a conhecer as suas músicas, danças, coreografias, trajes e o encanto de culturas mais distantes.

Com um cartaz apelativo que se estende por duas semanas, as Festas do Concelho de Paredes de Coura são motivo de orgulho para muitos courenses que, por estes dias, reencontram amigos e familiares e regressam à sua terra para a confraternização entre as suas gentes.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Assim, no dia 8 de agosto, a Festa do Emigrante volta a encher de alegria e afetos o Museu Regional de Paredes de Coura, com petiscos tradicionais e muita música. Um reencontro animado pelo grupo musical Irmãos & Amigos, que dão as boas vindas a estes filhos da terra com os quais Paredes de Coura mantém uma dívida de gratidão e reconhecimento.

 

PUB

Dia do Concelho comemora 10º aniversário da geminação com Cenon

No dia seguinte, 10 de agosto, é o Dia do Concelho. Dia em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. A sessão evocativa do Dia do Concelho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem este ano a particularidade de também comemorar o 10º aniversário da Geminação entre Paredes de Coura e Cenon, localidade a poucos quilómetros de Bordéus e onde reside uma forte comunidade courense.

PUB

A noite convida a um salto até ao Escadório da Igreja do Espírito Santo para ouvir Cuca Roseta. A fadista que um dia também deu as boas-vindas a Bento XVI ou até acompanhou o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa numa visita de Estado à Croácia está em Coura para partilhar as suas canções que tanto entusiasmam e contagiam, misturando fado, folclore, pop e até baladas espirituais.

Nestas duas semanas recheadas de iniciativas que se prolongam até 12 de agosto e que trazem a Paredes de Coura muita música, zés pereiras, grupos de bombos, ranchos folclóricos, bandas de música, cortejo etnográfico e a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, há ainda a registar o desfile de moda ‘Arte e Tendências’, os arraiais noturnos com os Kalhambeke, Hugo Band e o Grupo IRA, mas também o Festival de Folclore, no dia 9 de agosto, com o Rancho Folclórico Camponês de Bico (Paredes de Coura), Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Longras (Felgueiras), Rancho Típico e Folclórico de Vilela (Arcos de Valdevez), Rancho Folclórico e Etnográfico S. João de Rio Frio (Arcos de Valdevez) e Rancho Alegria Portuguesa de Gironde (França), que oferecem por estes dias um colorido ímpar e sempre acolhedor a esta vila no coração do Alto Minho.

As Festas do Concelho encerram a 12 de agosto com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, com o comediante e a vocalista dos Clã a oferecerem-nos o espetáculo ‘Deixem o Pimba em Paz’. “Na Minha Cama Com Ela”, original de Mónica Sintra, “Na Garagem da Vizinha”, de Quim Barreiros, ou até a “Comunhão de Bens”, de Ágata, ilustram esta forma de desconstruir algumas das canções mais emblemáticas dos arraiais populares.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Coura
PUB

Junte-se a nós todas as semanas