O incentivo a estudantes do Ensino Superior do concelho de Caminha já existe desde a década de 80. E, neste ano continua, tendo as candidaturas sido abertas no passado dia 28 de Setembro até 16 deste mês. O propósito é claro: atribuir incentivos a estudantes do Ensino Superior e, além de beneficiários de anos anteriores, no presente ano lectivo a Câmara Municipal vai apoiar até cinco estudantes.
Estes incentivos dirigem-se a candidatos que reúnam os requisitos seguintes: residam no concelho de Caminha há pelo menos 2 anos; ingressem ou frequentem um curso superior; façam prova do pedido de bolsa de estudo aos serviços sociais da respetiva universidade/ instituto ou comprovativo do benefício da mesma; não sejam titulares de curso superior; e que o agregado familiar não ultrapasse um rendimento “per capita” superior a 40 % do salário mínimo nacional. Estes requisitos também se aplicam aos beneficiários de anos anteriores.
O valor a atribuir a cada estudante será igual a três vezes o salário mínimo nacional fixado para o primeiro dos anos civis que constituem o ano letivo respetivo e a sua duração será igual à do tempo mínimo estabelecido para a obtenção do grau de licenciatura com aproveitamento escolar.
É de realçar que a apresentação das candidaturas realiza-se mediante o preenchimento do formulário disponibilizado pelos serviços do Município de Caminha ou na respetiva página da internet em http://www.cm-caminha.pt/ver.php?cod=0T0I .
PUBSegundo informou ao Minho Digital o presidente do município caminhense, Miguel Alves, no ano passado existiram 24 novas candidaturas, e destas uma dezena correspondiam «a agregados com rendimentos bastante baixos.»
A educação é uma trave mestre desta autarquia, e assim Miguel Alves salienta «desejável é que os jovens possam ficar no concelho, designadamente os jovens qualificados, como será o caso. Claro que esta é uma política que só pode ter sucesso quanto combinada com outras que temos implementado.»
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!

E para este autarca é satisfatório verificar que «a esmagadora maioria tem tido sucesso nos seus estudos, beneficiando do apoio durante todo o curso.»