Município cerveirense lança Portal Geográfico

Portal Geográfico de Vila Nova de Cerveira

O Portal Geográfico de Vila Nova de Cerveira concentra numa única plataforma web toda a informação de interesse para os cidadãos. De utilização rápida e intuitiva, o novo interface permite aos cidadãos consultar, requerer e acompanhar os seus processos com o Município, sem terem a necessidade de se deslocar às instalações da Câmara Municipal.

Os serviços on-line já existiam no Portal Municipal de Vila Nova de Cerveira,mas a autarquia, visando a melhoria dos seus canais de comunicação, introduziu uma novidade que permite um acesso fácil à informação e maior rapidez de resposta aos pedidos dos munícipes.

No novo Portal Geográfico, os cidadãos têm acesso imediato à emissão de plantas de localização e aos PMOT´s Municipais, independentemente do local físico onde se encontrem. Entre as principais funcionalidades deste interface, regista-se a impressão de um conjunto de plantas dependendo do tipo de regulamento ou tipo de processos, a inclusão de qualquer elemento que a Câmara considere pertinentes, a seleção e/ou desenho do terreno e do local da intervenção, e uma navegação intuitiva sobre cartografia.

Paralelamente, a plataforma disponibiliza uma área para sugestões e reclamações sobre a disposição geográfica de mobiliário urbano ou equipamentos e sinalização, assim como a indicação da deterioração.

O Portal Geográfico tem ainda uma vocação mais direcionada à promoção turística do território através de um mapa interativo que, brevemente, vai disponibilizar informação georreferenciada, a quem visita o concelho e aos seus habitantes, sobre onde comer, dormir ou visitar.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, esta nova ferramenta “integra um projeto mais abrangente no âmbito da modernização administrativa procurando agilizar o atendimento pelos serviços municipais, manter os munícipes informados, melhorando a sua satisfação e garantindo a transparência de todos os procedimentos”.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

O autarca sublinha ainda a “adoção de soluções tecnológicas que reforcem o conceito de cidadania ativa e sustentem a prestação dos serviços municipais”.

Esta medida vem no seguimento de uma reestruturação dos canais de comunicação interna, iniciada há alguns uns meses pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, que consiste na informatização de alguns serviços, na reformulação de toda a componente documental e na criação de uma plataforma de comunicação interna e agregadora de informação e serviços.

Ao nível da comunicação externa direta, o Município avançou com a criação do Portal do Orçamento Participativo, bem como a reformulação da componente Web Municipal, apresentando um novo Portal Municipal.

O Portal Geográfico de Vila Nova de Cerveira está disponível em http://geotools.cm-vncerveira.pt/geoportal.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho

Junte-se a nós todas as semanas