Município de Arcos de Valdevez impulsiona alterações na concessão de rios e afluentes

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, através do gabinete de Proteção Civil Municipal, tem vindo a efetuar diligências no sentido de promover alterações na concessão de rios e afluentes com o objetivo de fomentar a pesca.

Segundo uma fonte do Município, o rio Adrão já se encontra concessionado pelo Município de Arcos de Valdevez, que, no seguimento do processo de negociação entabulado junto do ICNF, vai delegar competências na Associação de Pesca Desportiva do Vez.

“A Associação de Pesca de Soajo pediu que a Câmara Municipal tomasse conta do rio Adrão”, adianta o vereador Olegário Gonçalves, acrescentando que a concessão do referido afluente vai ser delegada na Associação de Pesca Desportiva do Vez, que está vocacionada para a atividade.

Neste processo, além do rio Adrão, estão também envolvidos um troço do rio Vez (de Vilela à ponte do Toural, nas imediações da Central de Camionagem de Arcos de Valdevez) e a albufeira de S. Jorge (margem direita do rio Lima), devendo o regime ser alargado aos rios Cabreiro, Ázere e Frio.

Rio Adrão

Rio Lima

A provável transição resulta da pressão que o Município de Arcos de Valdevez tem vindo a fazer, há cerca de um ano, com o objetivo de o ICNF ceder a concessão dos referidos troços, alguns deles atualmente loteados, visando um melhor aproveitamento destes recursos.

A curto prazo, serão colocadas placas de concessão e a Associação de Pesca Desportiva do Vez (sediada nas instalações da Fluvivez, em Giela, Arcos de Valdevez) assumirá a gestão dos referidos cursos, comprometendo-se a assegurar a limpeza das áreas de pesca e a passar as respetivas licenças, além de agilizar todos os procedimentos conducentes à promoção da pesca no Lima, Vez e afluentes.

Com o propósito de operacionalizar este novo regime de concessão, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou, recentemente, um apoio de 2500 euros à Associação de Pesca Desportiva do Vez, visando o estabelecimento de uma parceria que se pretende profícua para os muitos fãs deste desporto que se pratica em perfeita simbiose com a natureza.

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
📌 Mais dos Arcos