O Município de Ponte de Lima continua a apostar na criação de novos formatos educativos e culturais envolvendo os agrupamentos de escolas do concelho com programas fundamentais para o exercício de uma cidadania ativa, plena e inclusiva, favorecendo o pensamento crítico e criativo.
Sob o mote “Liberdade para Discordar” desenvolver-se-ão oficinas orientadas para o diálogo sobre a vida em democracia, durante os dias 27 e 28 de maio, nos agrupamentos de escolas do concelho, continuando-se, desta forma, a celebrar os 50 anos do 25 de abril. Esta ações serão dinamizadas pela especialista Joana Rita Sousa, da Filocriatividade, que com mestria convidará os participantes a debater e a pensar sobre o consenso, a democracia e a discórdia.
Parar, pensar, escutar e dialogar são as linhas que orientam o diálogo durante a realização destas oficinas de filosofia. Como lidar com o consenso? E com a discórdia? Somos mais livres quando concordamos ou quando discordamos dos outros?
Partimos destes temas e destas perguntas para explorar questões e arriscar respostas, em grupo. O exercício do pensamento crítico e criativo acontece numa estrutura colaborativa onde escutar é tão importante como pedir a palavra para falar.
PUBPara mais informações sobre estas ações entre em contacto com a Biblioteca Municipal através do email biblioteca@cm-pontedelima.pt ou pelo telefone 258900411.