Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Museu da Água em espaço aberto à espera de financiamento comunitário

Como o Minho Digital noticiou na sua edição de 1 de abril, foi aprovado, no passado dia 24 de março, pelo Município de Arcos de Valdevez, o projeto de arquitetura e execução do Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez – Recuperação de Infraestruturas para a Conservação e Divulgação do Património Ambiental e Arquitetónico Ripícola.

O projeto, que se estende da ponte de Vilela à foz do rio Vez, no que diz respeito à 1.ª fase, será candidatado a fundos comunitários e abrange um conjunto de intervenções. Ao longo do percurso, que terá a ecovia como troço principal, vão ser colocadas várias estruturas, para promoção e divulgação da biodiversidade (fauna e flora) e do património.

PUB

Os principais pontos de interesse, caso o empreendimento avance, centrar-se-ão no posto de informação a construir entre Vilela e o Centro Escolar Dr. Manuel da Costa Brandão (Sabadim); no observatório a instalar nesta unidade do Agrupamento de Escolas de Valdevez; no posto de observação na zona de Aguiã; no edifício do Fluvivez, que será dotado de diverso equipamento digital (screen, mesa interativa e livro digital); e na praia fluvial de Santar, estando prevista para esta estância uma estrutura de madeira, incluindo painéis informativos.

De resto, serão feitas intervenções em açudes e levadas, com recuperação das respetivas estruturas originais, de modo a “chamar” mais visitantes/turistas ao território.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A obra está orçada em cerca de 360 mil euros, com 85% de comparticipação comunitária.

 

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais dos Arcos
PUB

Junte-se a nós todas as semanas