Editorial

Museu dos Beatles
Picture of Manso Preto

Manso Preto

Partilhar

Grande parte da casa de Victor Coutinho acolhe uns 40 mil discos, sendo mais de 4 mil dos Beatles e mil objectos alusivos a eles.De ano para ano, a coleção aumenta…

Há desde LPs e singles editados pelo grupo inglês nas mais diferentes editoras estrangeiras. CDs, roupas, relógios, t-shirts, bonés, cartazes e muito, muito mais que foi alvo de merchandising. Muitas destas peças são quase únicas, fruto de mais de 50 anos de pesquisa e consequentes compras.

Não é a primeira vez que o empresário mostra publicamente a sua valiosa colecção e, certamente, não será a última, tal o valor, carinho e curiosidade do que está em causa neste espólio que, segundo pesquisámos, não há igual no mundo. Basta dizer que muitos dos objectos vieram de outros continentes por onde a Banda encantava os seus milhões de fãs nas centenas de tournées que fizeram.

Apesar das ‘promessas’ e ‘boas intenções’ de alguns autarcas municipais, que na altura se mostraram ‘rendidos’ ao gesto do empresário que fez questão de dar a conhecer publicamente aquelas raridades, o certo é que a hipótese de se criar um Museu em Viana do Castelo, nunca foi avante.

Fundos comunitários para uma aposta de inegável interesse cultural público e que ultrapassa fronteiras, mais uns tantos messias e sponsors, certamente poderiam ‘dar corpo’ a esse Museu dos Beatles, abrindo até caminho por isso mesmo a uma geminação com Liverpool, e em pouco tempo poderia ajudar Viana do Castelo e o Alto Minho a ser um ícone que marcou uma geração de calças à ‘boca de sino’ e fartas cabeleiras ‘à Beatle’.

Associados ainda às lutas pela Paz, contra a guerra do Vietname, criadores do slogan ‘Peace and Love’, aqueles rapazes talentosos de origens humildes, continuarão a ser para as gerações vindouras, umas autênticas Lendas.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

E Viana só ganharia com a iniciativa. Em termos de imagem nacional e internacional e potencial atração de gerações transversais com repercussões a nível turístico – logo, económico!

w

Nota: Há mais de 20 anos, e isso garantimos de fonte segura, o próprio Paul McCartney esteve em negociações para comprar o Palácio de Bertiandos, em Ponte de Lima, só não sendo possível o acordo por envolver vários herdeiros. O que prova que o ex-Beatle não é indiferente à região do Minho…

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas