O projeto, promovido pelo Banco Local de Voluntariado de Monção com o apoio das IPSS`s e coletividades/associações monçanenses, arranca este sábado, 9 de janeiro, pelas 15h00, na Santa Casa da Misericórdia de Monção com a atuação do Rancho Folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha”.
Depois de uma sessão experimental no Centro Comunitário de S. Cosme e Damião, em Podame, realizada no passado mês de dezembro, arranca este sábado, pelas 15h00, a iniciativa “Música para Todos” com atuação do Rancho Folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha” na Santa Casa da Misericórdia de Monção.
O projeto, promovido pelo Banco Local de Voluntariado de Monção com o apoio das IPSS`s e coletividades/associações monçanenses, decorre ao longo de todo o ano com a deslocação de grupos musicais às seis instituições de solidariedade social do concelho.
O objetivo consiste em levar música e dança aos idosos institucionalizados do concelho, proporcionando-lhes uma tarde diferente do habitual com vários momentos de alegria, boa disposição e recordações de outros tempos, uma vez que grande parte dos idosos tem vivências relacionadas com o mundo rural e etnográfico.
Esta iniciativa reveste-se de grande importância para os idosos mas também para os jovens dos grupos musicais participantes que, desta forma, amadurecem a sua vocação de solidariedade e desenvolvem o seu conceito de cidadania ativa através de um melhor entendimento do processo de envelhecimento.
Participam nesta iniciativa o Rancho Folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha”, Banda Musical de Monção, a Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, o Rancho Folclórico S. Mamede de Troviscoso, a Associação “Estrela dos Vales”, o Grupo de Cavaquinhos “Os Teimosos” e Gaitas e Cantares da Portela.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
As instituições onde decorrem as atuações são: Santa Casa da Misericórdia de Monção, Centro Paroquial e Social de Barbeita, Censo, Centro Paroquial e Social de Merufe, Centro Paroquial e Social Padre Agostinho Caldas Afonso e Centro Comunitário S. Cosme e Damião.
Depois de levar livros, filmes e memórias aos utentes das instituições sociais com o projeto “Baús Volantes”, o Município de Monção implementa agora um novo projeto destinado a animar os idosos com música popular. No fundo, criar momentos diferentes para quebrar a rotina dos dias.