Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Na ‘Cidade Saudável’: Descargas do saneamento altamente poluentes em ambas as margens do Rio Lima em tempos de pandemia!

Rio Lima

Numa altura em que a Direcção-Geral de Saúde aconselha a maior higienização dos espaços em tempos de pandemia por causa de um vírus que até ao momento se ignora se se desenvolve e contagia pelos locais onde escasseia a higiene, Viana do Castelo, a tal ‘Cidade Saudável’ tão propagandeada pelos principais autarcas locais, tem sido alvo dos comentários mais jocosos e lamentáveis. Mas preocupantes!

 

Cada vez são mais visíveis e repetitivas imagens degradantes e que chocam até os menos sensíveis com as descargas altamente poluentes em ambas as margens do Rio Lima, quer ao longo de toda a marginal da cidade, quer na Marina de Recreio e até do lado de Darque onde – note-se! – existe um grande viveiro de ostras https://pt.wikipedia.org/wiki/Ostra.

Registe-se que a contaminação destes moluscos por salmonella https://saude.gov.br/saude-de-a-z/Salmonella é um perigo para a saúde pública ao poder provocar doenças sérias aos seres humanos, no caso apresentado um risco face a desenvolver-se em águas contaminadas por resíduos fecais. Pode, inclusive, matar https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=BuzPMMPxhR0&feature=emb_logo.

PUB

Coisas que nas suas muitas visitas do Ministro do Ambiente ao edifício da Vianapolis certamente distraído nunca viu, nem terá o olfacto apurado, já que a poucos metros metros até poderá apreciar os peixes a ‘banquetearem-se’ numa roda-viva junto às saídas dos esgotos que, até com o rio a vazar, os dejectos caem a céu aberto para as águas.

As descargas dos esgotos vão directamente para o Rio Lima, como se poderá observar pelos vídeos e fotos, obtidos em dias e horas diferentes, pelo que se depreende são constantes.  

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

Veja os 9 vídeos: 

PUB

https://youtu.be/Wo5gzqS5HWk

https://youtu.be/KPvY3kZzcoQ

 

PUB

https://youtu.be/08IIRCXe0fE

https://youtu.be/0KOYFEULAI8

 

https://youtu.be/T5sbfXg6hkA

PUB

 https://youtu.be/mTUHb30EtRc

https://youtu.be/YLuWkE2ahCQ

 https://youtu.be/p2y-iALArGY

https://youtu.be/cCoXWbQ1VcQ

 https://www.youtube.com/watch?v=wYDnWD61l6o

 

Mas a insalubridade atinge igualmente a outra margem do rio, no lado de Darque, onde os esgotos são numerosos e, pelo menos um deles, que só é coberto pela água em maré cheia, está partido, sendo visível o que por lá dentro escorre permanentemente. O lodo, que há muito tapou o areal, confunde-se com os dejectos sólidos e líquidos. Isto quando a cerca de 100 metros está activo um viveiro de ostras com uma área considerável.

Nas redondezas funciona um Centro de Canoagem frequentado analmente por mais de 3 mil atletas, inclusive alunos das escolas e permite ainda a prática desportiva a jovens com deficiências várias, logo de risco em termos de saúde – situação agora mais preocupante face  a pandemia.

Acrescente-se, ainda, que estas descargas poluentes são uma ameaça à fauna e flora daquele habitat, bem como aos pescadores que ali têm os seus barcos que servem como garante único de sobrevivência.

Não há quem fiscalize estas situações e responsabilize, por acção ou omissão, quem de direito?

'Cidade Saudável'

'Cidade Saudável'

'Cidade Saudável'

'Cidade Saudável'

DARQUE

Darque

Darque

Darque

Darque

Darque

Darque

Darque

POSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

 

Questionada a Câmara Municipal, o presidente José Maria Costa – a quem mandámos fotos – admite que «Com a requalificação dos arruamentos da cidade, o município tem vindo a aproveitar esses investimentos para requalificar também as infraestruturas básicas, construindo um sistema separativo, com construção de redes novas para as águas pluviais, redes para o saneamento e bem assim a renovação da rede de abastecimento de água pública».

 

«Assim estamos a transformar as redes unitárias em redes separativas e para este trabalho, o Executivo Municipal tem lançado mão de vários instrumentos financeiros, nomeadamente os Fundos Comunitários». Acrescenta que «Assim já foram requalificadas a maioria das ruas do Centro Histórico da cidade, estando ainda a decorrer o PEDU até finais de 2021, estando previsto aí concluir a eliminação da rede unitária através da conclusão das obras da Rua Rubins, Rua da Bandeira, rua Nova de S. Bento , entre outras na freguesia de Monserrate», sendo que no seu entender «Os projetos para estas obras encontram-se concluídos e os concursos públicos já foram iniciados estando as obras programadas para os próximos meses, ao abrigo do PEDU».

Sem fazer uma alusão directa e objectiva ao que se passa na margem esquerda do Rio Lma (lado da Marina de Recreio), o autarca prefere ‘saltar’ para o outro lado da Ponte Eifell. «No Cabedelo está neste momento em conclusão uma Estação Elevatória que vai permitir desviar da foz do rio o efluente do empreendimento do Minhotel».

Realça que «No âmbito do alargamento de redes e requalificação de infraestruturas antigas as Águas do Alto Minho vão também renovar e ampliar as redes de várias zonas da cidade, incluindo Darque».

 

Jose Maria Costa enfatiza que «Neste momento no concelho de Viana do Castelo estão em curso ou prestes a iniciar obras no valor de 17 milhões de euros», mas não especifica ou pormenoriza quais as intervenções e as prioridades.

José Maria Costa

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas