NASCEU UM TALENTO: ISABEL LIMA!

«Assim, o meu simples contributo, possa ajudar a descobrir a Alma do Lugar. O Homem revela-se com Memória e Projeto olhando sempre para o Alto!» – revelou-nos a jovem designer e estilista vianense «completamente rendida às reacções dos realizadores e do público que ultrapassaram as suas expectativas». O cenário foi, em Santa Luzia, no Templo Sagrado do Coração de Jesus!

Foi esta a mensagem que Isabel Lima passou aos protagonistas do desfile “Epifanias da Beleza” no dia de Santa Luzia. «A Alma deste Templo está no meu sangue e é com grande alegria que neste lugar rico em arte e memórias vos desejo oferecer um momento de integração onde a indumentária é usada como objecto de comunicação, de religiosidade e de arte».

Focando a relevância de todos os artistas directamente ligados à arte do Templo enumerou-os um a um: «Arquitectos Ventura Terra e Miguel Nogueira, Mestre Emídio Pereira Lima, Escultores Leopoldo de Almeida e Aleixo Queirós Ribeiro, Pintor Manuel Pereira da Silva, Ourives Filinto Elísio da Almeida, Artista de Vitral Ricardo Leon e o Modelador Albino Rodrigues Lima».

Junto ao púlpito do lado do evangelho rodeado de molduras de volutas podia ler-se a seguinte inscrição:

 

Projecto 1989 Arquitecto Ventura Terra

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Direcção (1926-64) Arquitecto Miguel Nogueira

Encarregado (1928-56) Emídio Lima

 

O conhecimento e o contacto da autora com o traçado a tinta da china do arquitecto Ventura Terra, através do espólio do seu avô Mestre Emídio Pereira Lima, e a análise e interpretação das diferentes concepções, como caso de estudo, representa a sua atitude de consenso, dotado de um apurado sentido estético.

Valorizando as artes e os artistas que conceberam a arte do Templo-Monumento, incluído o seu avô e seu tio Albino Rodrigues Lima, consciente dos cânones artísticos e competência técnica, Isabel Lima levou-nos ao encontro com o Património.   

A projecção deste conceito como forma criativa e estética, integrando os tecidos no contexto de história de arte numa dimensão técnico-formal, contextual e simbólica, tem funcionado como atitude interventiva, procurando sensibilizar valores artísticos.

Comungando a sua atitude e postura numa relação entre cultura e arte, é de salientar que Isabel Lima tem formação Superior artística e colabora em trabalhos científicos, tendo já realizado um trabalho artístico sobre os ex-votos do Templo.

Sendo o Templo-Monumento um lugar privilegiado de encontro entre Cultura e Arte, o desfile foi uma demonstração útil no processo de observação e estudo da arte do Templo, onde Isabel Lima expressou com beleza as emoções, apresentando-as de forma que os outros as possam sentir. E a mensagem passou e está em grande destaque nos meios de comunicação social e nas instituições como a Associação Ventura Terra.

Um êxito certamente inesquecível para a estilista/designer vianense Isabel Lima que espalhou com invulgar talento e humildade o seu enorme talento e que deixou a assitência completamente rendida e surpreendida pelos trajes com que se mostraram os/as jovens modelos que, de forma sublime, interiorizaram a mensagem e um momento único que jamais aconteceu naquele local cheio de História e espiritualidade.  

Links relacionados:

 

http://minhodigital.com/news/desfile-de-moda-da-vianense

 

RTP:

http://www.rtp.pt/noticias/cultura/desfile-de-moda-em-viana-do-castelo_v851989

RTP Internacional:

http://www.rtp.pt/play/p1753/24-horas

Alto Minho TV:

https://www.facebook.com/isabellima.fashion/?fref=ts

  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
jornalminhodigital@gmail.com
  Partilhar este artigo
📌 Mais de Viana

Junte-se a nós todas as semanas