Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

NATAL em Monção

Comunicado de Imprensa
Enfeites de Natal

Época de paz e harmonia, o Natal é também sinónimo de animação e convívio. Durante o mês de dezembro, estão previstas diversas atividades alusivas à quadra religiosa e festiva e iniciativas de promoção do comércio tradicional. 

No Natal, o concelho de Monção fica ainda mais atrativo. Além da habitual iluminação própria da época e passadeiras vermelhas nas ruas comerciais da localidade, a programação, feita pela autarquia local em parceria com várias coletividades e associações, compreende feira de artesanato, mercado de Natal, exposições, concertos, ateliês, prova desportiva, teatro musical infantil e atividades lúdicas para crianças.

O objetivo central é comemorar esta data importante no calendário religioso mas também promover o comércio tradicional, incentivando as compras de Natal nos estabelecimentos locais. A sensibilização do público será feita através de mensagens em outdoors e suportes digitais do Município, apelando à aquisição dos presentes nas lojas tradicionais. O slogan é: “Seja Tradicional. Compre no comércio local”

No primeiro fim de semana, dias 5 e 6, a Praça Deu-la-Deu Martins vai encher-se com o espirito e a magia do Natal. A Feira de Artesanato Natal 2015, promovida pela Associação de Artesãos de Monção Post`Arte, disponibiliza várias bancas com artigos e produtos alusivos à época festiva.

Mercado de Natal em Segude

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Entre os dias 9 e 18, a Casa Museu de Monção/Universidade do Minho recebe uma exposição/venda da APPACDM de Monção. Em cima da mesa, vários trabalhos manuais elaborados pelos utentes daquela instituição social, destacando-se, entre estes, arranjos e árvores de frutos, peças em cestaria, figuras alusivas ao Natal, arranjos florais e castiças de várias cores e feitios.

No fim de semana de 19 e 20, o Pai Natal visita a freguesia de Segude, proporcionando aos residentes e visitantes dois dias preenchidos com a doçura e fascínio da quadra natalícia. Previsto um Mercado de Natal com artigos de artesanato, animação musical, produtos regionais como fumeiro e alvarinho e diversas atividades para crianças e adultos no cenário inspirador do Senhor do Rio.

Nos dias 19 e 20, decorrem os habituais concertos de Natal da Banda Musical de Monção. Tendo como palco o Cine Teatro João Verde, os espetáculos tem início às 21h30 e 15h30, prometendo um repertório de qualidade com composições recentes e interpretações natalícias. O bilhete custa 2,50 €, devendo ser adquirido na Loja Interativa de Turismo. 

 

Pai Natal de bicicleta e de barco

 No domingo, dia 20, novo concerto de Natal. Desta vez, no Centro Cultural do Vale do Mouro, em Tangil, com a presença da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil. Marcado para a tarde, espetáculo será antecedido, a partir das 15h00, pela apresentação de uma publicação sobre a história de quase dois séculos da referida coletividade, da autoria de André Roquinho.

Nesse mesmo dia, o Clube de Cicloturismo de Monção volta a organizar a iniciativa “Pai Natal de duas rodas”. Vindos de diferentes locais do concelho, vários elementos do clube, vestidos à Pai Natal, juntam-se na Praça Deu-la-Deu Martins para uma tarde alusiva à época. Nos sacos, trazem balões e guloseimas para as crianças.

À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Municipal de Monção assinala a quadra com a realização do Ateliê Férias de Natal nos dias 21, 22, 23, 28 e 29. Esta iniciativa, feita em tempo de pausa escolar, destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos. Fica o convite: “Temos para ti uma mão cheia de atividades e brincadeiras que não vais querer perder por nada deste mundo”.

Na tarde do dia da consoada, 24 de dezembro, as associações comerciais de Monção e Salvaterra do Miño, organizam, pelo segundo ano consecutivo, a descida do rio Minho com o Pai Natal a bordo. O simpático velhinho de barbas branquinhas atraca no cais das duas localidades. À sua espera, vão estar centenas de crianças das duas localidades.

Prova Solidária S. Silvestre

No dia 26, ao final da tarde, realiza-se a Prova Solidária S. Silvestre, percurso superior a cinco quilómetros pelas ruas e praças de Monção e Salvaterra do Miño, localidades fronteiriças ligadas por uma ponte internacional sobre o rio Minho há duas décadas. Para participar, basta entregar um alimento não perecível. O lema é fazer exercício físico, ajudando o próximo.

No dia seguinte, o Cine Teatro João Verde recebe uma peça de teatro musical para o público infantil. Com início às 16h00, “Cinderela” conta-nos a história de uma donzela muito bela, chamada Cinderela, que habita na Casa dos Relógios Atrasados com a sua mãe, Valquíria, e a sua meia-irmã, Goreti. O espetáculo tem duração de 45 minutos. O bilhete custa 7,00 €.

A par destas iniciativas, estão previstas algumas atividades permanentes com epicentro na Praça Deu-la-Deu Martins. Aponte: de 13 a 31, carrocel para crianças, de 21 a 24, insuflável para crianças, e 23 e 24, comboio turístico com circuito pelo centro histórico e urbanizações envolventes.

 

Feira de artesanato no Natal

Promovido pela Associação de Artesãos de Monção Post`Arte, certame decorre este fim de semana, 5 e 6 de novembro, na Praça Deu-la-Deu Martins, com a apresentação de produtos e artigos alusivos à época. O slogan é: “Uma prenda artesanal é a melhor prenda de Natal”.

A programação de Natal do Município de Monção, promovida pela autarquia local, Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço (ACICMM) e várias coletividades do concelho, inicia-se este fim de semana, 5 e 6 de dezembro, com a realização da Feira de Artesanato Natal 2015.

Com organização da Associação de Artesãos de Monção Post`Arte, o certame decorre no centro histórico da vila, prometendo “decorar” a sala de visitas de Monção, Praça Deu-la-Deu Martins, com a magia e fantasia do Natal através da apresentação de produtos e artigos alusivos à época.

Na Praça Deu-la-Deu Martins estão disponíveis cerca de três dezenas de expositores e bancas e, para exaltar o ambiente natalício, está prevista animação musical. A feira é inaugurada no sábado, pelas 10h00, prolongando-se até às 22h00. No domingo, abre às 10h00 e encerra às 19h00.

Esta feira, desenvolvida em período festivo com o slogan “Uma prenda artesanal é a melhor prenda de Natal”, tem como finalidade criar um motivo de atração junto de munícipes e visitantes, incentivar a dinâmica empresarial ligada à comercialização de produtos manufaturados e revitalizar as artes e ofícios tradicionais.

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas