Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Náutico de Ponte de Lima domina rankings nacionais

O Clube Náutico de Ponte de Lima é o grande dominador dos rankings nacionais de clubes, relativo à temporada 2016, divulgados esta semana pela Federação Portuguesa de Canoagem.

O Ranking nacional de Clubes – Troféu Jogos Santa Casa foi mais arrebatado pelo Clube Náutico de Ponte de Lima, que na presente época totalizou 689 pontos, seguido pelo Náutico de Prado com 519 pontos e do Clube Náutico de Crestuma, terceiro classificado com 492 pontos. Este ranking, que define a primeira e segunda divisões nacionais, premeia os clubes com maior participação nas diferentes disciplinas da modalidade, num total de 25 provas nacionais e regionais das quais são contabilizadas, das 15 nacionais, apenas as 10 melhores pontuações e, das 9 regionais, apenas as 6 melhores.

Com esta vitória, o clube limiano consegue ser o melhor clube português pelo décimo ano consecutivo, um feito inédito na canoagem nacional, conseguido no ano em que completa o seu vigésimo quinto aniversário, tendo assim mais um motivo para festejar.

No ranking de Medalhas em Campeonato nacional, a liderança também pertenceu ao Náutico de Ponte de Lima, que obteve um total de 85 medalhas, mais 2 que em 2015, das quais 33 de ouro. Na segunda posição surge o Náutico de Crestuma, com um total de 48 medalhas, das quais 23 de ouro e, em terceiro lugar, o Darque kayak Clube com 36 medalhas, entre elas 16 de ouro.

PUB

No ranking de medalhas em Taças de Portugal, o pódio é composto pelo Náutico de Ponte de Lima com 77 medalhas (34 de ouro), seguido do Náutico de Crestuma com 31 (10 de ouro) e, na terceira posição, o Águas Bravas Clube com 15 medalhas (9 de ouro).

Estes três rankings, evidenciam o grande domínio exercido pelo Clube Náutico de Ponte de Lima no contexto nacional da canoagem, continuando a demonstrar uma grande qualidade individual e coletiva, fruto de um trabalho de fundo, que tem a sua génese na escola e se prolonga pelas instalações do clube.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Foi ainda divulgado o ranking nacional de Veteranos, com vitória para o Náutico de Crestuma com um total de 165.2 pontos. Os veteranos do Clube Náutico de Ponte de Lima conseguiram 72,6 pontos.

 

PUB

Cerca de duas dezenas de atletas nas seleções e 44 campeões nacionais

O ano 2016 foi muito profícuo em chamadas à seleção nacional de atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima. Durante a época, dezanove atletas vestiram as cores de Portugal em diversos escalões e categorias, com realce para os resultados de Fernando Pimenta, que se sagrou campeão europeu em K1 1000 metros e K1 5000 metros. Por seu turno, Nuno Barros continuou a demonstrar toda a sua classe, conquistando a medalha de bronze no campeonato da Europa e no campeonato do mundo de maratona. A grande revelação do ano, foi a dupla Ricardo Coelho e Duarte Silva, que se sagraram campeões da Europa de maratona em C2.

Fruto dos 33 títulos conquistados em campeonatos nacionais, alguns deles em embarcações, representam o Clube Náutico de Ponte de Lima 44 atletas campeões nacionais nas diversas especialidades e escalões da canoagem, desde a pista até à maratona, passando pelo fundo e desde as classes de iniciação até aos veteranos.

PUB

Em termos individuais, o realce vai para Nuno Barros, com 4 títulos e Fernando Pimenta, Ricardo Coelho, Duarte Silva, Beatriz Barros e Beatriz Costa, todos com 3 títulos nacionais.

Dezoito atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima obtiveram ainda o primeiro lugar nas “Primeiras Pagaiadas”, prova para atletas que se iniciam na canoagem, cuja final nacional decorreu em Ponte de Lima.

.

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais do Lima
PUB

Junte-se a nós todas as semanas