Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Nortear Ilustrado estreita vínculos com o Caminho Português na sua quarta edição

San Simón acolhe, do dia 29 de setembro até ao dia 1 de outubro, um novo encontro da residência artística, orientada à promoção da criatividade e ao fortalecimento dos laços entre profissionais da ilustração da Eurorregião Galicia e Norte de Portugal. 

O encontro, realizado no âmbito do programa europeu Nortear, inaugurou-se hoje, com a participação das entidades promotoras da iniciativa, entre as quais se encontram a Dirección General de Cultura de la Xunta de Galicia, a Direcção Regional da Cultura do Norte de Portugal e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, bem como representantes do Turismo de Galicia e do Turismo Porto e Norte.

 

PUB

San Simón – 28 de setembro de 2022

Cátia Vidinhas (Bragança, 1989), Jano Viñuela (A Coruña, 1979), Margarida Nóbrega (Vila Real, 1997) e Uxía Pin (Lugo, 1980) são os quatro artistas convidados que, com a coordenação artística do prestigiado ilustrador David Pintor, protagonizam a quarta edição do Nortear Ilustrado.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

 

O encontro que se realiza desde 2019, na Ilha de San Simón, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e as dinâmicas de colaboração entre a Galiza e o Norte de Portugal no campo da ilustração e do design gráfico, tem este ano, como foco de trabalho o Caminho Português para Santiago de Compostela.

PUB

 

Do dia 29 setembro ao dia 1 de outubro, os participantes irão partilhar três dias de atividades com o objetivo de reforçar o conhecimento mútuo do setor e produzir obras de arte originais inspiradas na Ilha e nas suas ligações com as rotas de peregrinação a Compostela. Como resultado da sua estadia nesta residência artística, os criadores irão produzir um portefólio de cada autor, que será acrescentada à coleção de materiais produzidos em edições anteriores.

 

PUB

Além disso, no mesmo dia, a Ilha irá receber 75 estudantes da EASD Pablo Picasso de Coruña, do EASD Antonio Faílde de Ourense e do EASD Ramón Falcón de Lugo, que terão a oportunidade de conhecer em primeira mão o percurso profissional dos criadores convidados e partilhar com eles um espaço de conversa e debate.

 

UM CARTAZ INTERGERACIONAL 

A quarta edição do Nortear Ilustrado está, mais uma vez, empenhada na coexistência de criadores de diferentes gerações e estilos artísticos. A presença galega é liderada pela ilustradora e designer gráfica Uxía Pin, que combina o seu trabalho no setor editorial infantil, onde ilustra tanto títulos narrativos como livros de texto para as editoras Santillana, SM, 

PUB

Oqueleo e Anaya, com a produção comercial de estampagem têxtil. Ambas as facetas convergem na sua colecção de pinturas, a expressão mais singular da sua criatividade.

 

Alejandro Viñuela Agra, conhecido artisticamente como Jano, tem uma longa carreira como designer gráfico, desenho e ilustrador. Formado em Belas Artes e ilustração e com vários trabalhos publicados sob o nome de Bang! Ediciones, Autsaider Comics, Demo Editorial ou Mongolia Magazine, o seu trabalho pode ser encontrado em publicações internacionais, tais como o Daily Telegraph ou a revista El Malpensante, e, acima de tudo, no mundo da ilustração editorial. Participante no festival Viñetas desde O Atlántico em 2014, tem vários prémios no seu CV, incluindo o Prémio Injuve (2002), o Certame Ourense (2003) e os Globos de Ouro (2011).

 

Do outro lado do Minho, a biografia profissional da portuguesa Cátia Vidinhas é também extensa e multifacetada. Formada em Design Gráfico, especializada em Design de Imagem na Faculdade de Belas Artes do Porto, e em Multimédia na Faculdade de Engenharia do Porto, trabalhou nos campos da ilustração, design gráfico, ensino e cinema de animação. Com mais de 20 livros publicados em vários países do mundo, a sua obra foi reconhecida com o Prémio Nacional de Ilustração em Portugal, o Prémio Camões no Brasil e o Prémio de Ilustradores Jovens de Roda de Ouro na China.

 

Margarida Nóbrega, por seu lado, representa a nova geração de criadores no seu país natal. Licenciada em Artes Plásticas e especializada em Ilustração na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, nos primeiros anos da sua emergente carreira já participou em numerosos festivais e exposições, tanto individuais como coletivas.

 

O projeto Nortear é um polo cultural de referência na Europa no domínio da cooperação transfronteiriça. É co-financiado pelo Programa Interreg V A Espanha – Portugal (POCTEP) – Projeto 0585_Facendo_Caminho_1_P.

PUB
  Partilhar este artigo
geral@minhodigital.pt
  Partilhar este artigo
PUB
PUB

Junte-se a nós todas as semanas