Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Nossa Senhora de Fátima acuda e proteja Ponte da Barca, hoje mais do que nunca e sempre!

São estas as preces que os barquenses, ferventes devotos da Nossa Senhora de Fátima, fazem ano após ano, não só naquele que é considerado o Santuário do Mundo, em Leiria, mas também num local muito barquense, na Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, onde a população conta com a presença e cuidado permanente da Nossa Senhora.

 

Este monumento construído “em belo granito da região e levantado num dos lugares mais aprazíveis da freguesia de S. Miguel de Entre-os-Rios, foi inaugurado em 16 de maio de 1948”. Lê-se este fragmento num dos folhetos da época que visava comunicar aos cidadãos a data da festa e como ela seria feita ano após ano. “Desde aquela data realiza-se anualmente uma grandiosa Festividade no domingo imediato ao 13 de maio”.

Foi esta uma das regras que o governo da altura, juntamente com a Diocese de Braga, quis deixar em ata. A construção deste monumento, único na sua arquitetura, só poderia ser erigido caso a festividade em honra à Nossa Senhora jamais coincidisse com as festividades dos dias 12 e 13 de maio, na Cova da Iria.

PUB

A Junta de Freguesia de Entre Ambos-os-Rios, constituída na altura por Manuel de Barros como presidente e Joaquim Lopes e José Dias Reitor como vogais, reuniram em assembleia, no dia 3 de maio de 1944, deixando por escrito que “a Junta devia pôr a aprovação dos moradores desta Freguesia a construção de um monumento à Sra. De Fátima no Côto do Pijouçal, em São Miguel de Entre Ambos-os-Rios. Depois das sondagens feitas à população foi aprovada por unanimidade a referida construção”, pode-se ler na ata da assembleia.

A construção deste monumento, precursor na época, esteve sob a administração de dita junta de freguesia demorando assim 4 anos a sua feitura. Logo após a deliberação e aprovação do projeto a Junta de Freguesia, juntamente com o Arcipreste da época, Padre Abílio Imparadeiro, deram conhecimento da execução da obra ao Arcebispo de Braga, ficando estipulado que “o povo da freguesia ajudasse, cada qual na sua competência, aos trabalhos que a Junta propunha fazer, e todos os moradores se puseram à disposição da referida junta”, tal como consta na ata.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Desta maneira, o povo de Entre Ambos-os-Rios, logo após 4 anos de trabalho em e entreajuda inaugurava, no dia 16 de maio de 1948, o monumento à Nossa Senhora de Fátima, no Côto do Pijouçal, Freguesia de Entre Ambos-os-Rios. Ponte da Barca. A inauguração contou com a presença do Arcipreste Padre Abílio Imparadeiro “nomeando um homem em cada lugar para fazerem parte da Comissão de Festas -em colaboração com a Junta- e a nomeação de duas mordomas, em cada lugar, para a recolha de fundos para a festa anual, a ser realizada no monumento”.

É desta forma que, há 70 anos, a Freguesia de São Miguel de Entre Ambos-os-Rios tem um monumento único no país. Não há em Portugal outro momento – fora o da Cova de Iria – onde se venere a Senhora de Fátima. O monumento, ao longo destes 70 anos tem tido algumas alterações a nível estrutural, ficando unicamente original a figura da Nossa Senhora, em cima do seu altar. Figura feita à mão por dois irmãos pedreiros da terra, os irmãos Gomes, os quais ainda hoje têm descendência na Freguesia.  

PUB

As festividades em honra da Senhora de Fátima nesta Freguesia minhota têm vindo, como quase todas as tradições ancestrais, a cair na monotonia. Os idosos, muitos deles, ainda bebés aquando da execução do projeto, vivem com fervor a festa que celebram com orgulho; os mais novos, alheios à importância que o dito monumento teve – e ainda tem – para a população de São Miguel, assistem à festa sem dar o devido respeito.

Este ano as festividades em honra de Nossa Senhora de Fátima no Côto do Pijouçal tiveram um sabor diferente: o pároco da Freguseia, Padre Custódio Cerqueira Branco, na Missa de sábado – véspera da festividade – apresentou aos seus devotos o projeto para a requalificação do monumento o qual, tal como nos anos 40, será sujeito à aprovação do povo para levar a cabo a sua execução.

PUB

 

Um bem-haja ao povo de São Miguel de Entre Ambos-os-Rios pela sua perseverança e preservação das tradições e cultura!

PUB

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais da Barca
PUB

Junte-se a nós todas as semanas