Compre já a nova edição do livro MINHO CONNECTION

Novas tendências em vestes litúrgicas como sinais dos novos tempos

Arte, esplendor e beleza, numa nova criação da estilista/designer vianense Isabel Lima.

Procurando um significado místico e único, as vestes litúrgicas vão interagir no dia 2 de Outubro, pelas 21,30 horas, com um lugar sagrado: a Capela do Seminário Diocesano de Viana do Castelo.

A manifestação enquadra-se no âmbito do programa da celebração do 75º aniversário do Colégio do Minho, onde a estilista exerce funções docentes como professora das disciplinas de Educação Visual, Tecnológica e Expressões artísticas.

Mais do que ressurgimento ou tendências de moda, a estilista vianense Isabel Lima recupera a beleza das vestes litúrgicas como “sinal dos novos tempos” criando uma imagem moderna para a igreja católica.

PUB

As vestes de cor branca como sinal de esplendor, luz e exultação foram inspiradas na Padroeira do Colégio,  Nossa Senhora do Rosário do Minho,  que se apresenta trajada à minhota, com duas espigas de milho amarelo na mão, e tem o seu Templo na Serra d’ Arga.

Com uma linguagem de inclusão litúrgica e com novos padrões a cumprirem a arte do culto, a indumentária surge como reflexão sobre a exigência de evangelizar e numa expressão de valores religiosos.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

A atitude e a intensão da autora, é integrar a indumentária numa perspectiva de sensibilização para os bens culturais, vinculando a sua motivação artística dentro do processo histórico-artistico e cultural.

As peças tradicionais como paramentos bordados a ouro, prata e pedrarias e uma sucessão de estilos adaptados à época e ao papel da igreja, como testemunho devido, serviram para a estilista criar um novo conceito, com um diálogo forte e processos associados à tradição vianesa.

PUB

Para entender o propósito de expressar uma ideia através da indumentária, com símbolos da cultura e de comunicação não verbal, que funcionem com importância social, meio de cultura de consumo emocional e de identidade, atente-se apenas a uma criação e a um acontecimento, de entre vários, da estilista Isabel Lima, a estola bordada com fios de ouro que ofereceu ao Papa Francisco, para marcar a visita do Sumo Pontífice a Portugal no centenário das aparições em Fátima, e ao desfile que realizou no interior do Templo Monumento do Sagrado Coração de Jesus em Santa Luzia, Viana do Castelo.

PUB

Tendo em conta o sistema figurativo narrativo com tradição nas nossa igrejas e capelas, o vínculo reciproco entre o artístico e o mundo religioso, a intervenção será um encontro de movimentos artísticos de aproximação ao divino. O Cristo esculpido pelo escultor José Rodrigues, que se encontra na Capela onde decorrerá esta intervenção, é um testemunho.

 

 

PUB
  Partilhar este artigo
  Partilhar este artigo
PUB
📌 Mais de Viana
PUB

Junte-se a nós todas as semanas