Novo ‘Prédio Coutinho’ aprovado pela Câmara Municipal – Cláudia Marinho (CDU) vota contra alteração urbanística!

claudia_marinho_1-548x365

Na última sessão ordinária do Executivo Municipal de Viana do Castelo, a vereadora da CDU votou contra a apresentação do ponto 8 da ordem de trabalhos (Proposta de alteração dos parâmetros urbanísticos – área de implantação, de construção e volumetria/cércea) do lote L porque, em seu entender « levanta-nos algumas questões» que passou a designar. 

Em causa está a autorização do Plano de Pormenor do Parque da Cidade (PPPC) – com votos favoráveis do PS e do PSD – com o aumento de 4 para 8 pisos do previsto Hotel Meliá, no Parque da Cidade, a poucos metros do rio Lima. De referir que essa zona faz parte, também, da intervenção da Vianapolis que, face ao seu silêncio, dará a sua anuência. 

 

Entre as suas razões, apontou a «falta de ficha técnica mais detalhada a acompanhar a alteração ao PPPC, onde deveria constar uma explicação de todos os pormenores de alteração aos parâmetros urbanísticos e das entidades em razão da matéria», justificando que o «Parecer da APA(Agência Portuguesa do Ambiente) por causa da suposta parcela “cave” agora introduzida, pois desconhecemos o impacto/segurança, que esta poderá ter na “ linha de cheias”».

PUB

Cláudia Marinho apontou que «no artigo 14 na alínea b, do Diário da República nº 182 serie II, de 8 de Agosto de 2002, refere efetivamente a possibilidade de modificação, mas também refere que “ não deve alterar significativamente as intenções do plano. Passar de “ 4 pisos” para 8 é para nós alterar significativamente».

Face ao exposto, a CDU votou contra, pois «no nosso entender não foram reunidas as condições técnicas necessárias para proceder a uma aprovação favorável e com segurança a esta alteração», concluindo que a CDU «não pretende ser responsabilizada mais tarde por erros grosseiros na edificação desta infraestrutura».

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Numa altura em que constam das agendas da comunicação social regional e nacional a demolição do Prédio Coutinho por ‘inestético’, não deixa de ser curiosa esta opção por uma construção semelhante em volumetria e que, com a alteração do PPPC (ver em baixo a Proposta aprovada por socialistas e social-democratas no Executivo Municipal) , potencialmente deixa caminho aberto para outras edificações em altura.  

TORRE DE 8 PISOS APROVADO NO SAPAL DO RIO LIMA


PUB

PUB
  Partilhar este artigo
Nuvem do Minho
PUB

Junte-se a nós todas as semanas