É já amanhã, sábado, que decorre a segunda etapa do percurso turístico e pedagógico da nascente à foz do rio Âncora.
Sábado, 3 de agosto, marca o regresso da caminhada da nascente à foz do rio Âncora, promovida pelo Nuceartes e pela Desnível Positivo. A segunda etapa do percurso turístico e pedagógico que dá palco à biodiversidade e património cultural do Vale vai ter início no Parque de Merendas da Árvore, em Orbacém, e terminará no Moinho da “Tábua”, em Freixieiro de Soutelo.
Esta caminhada faz parte de uma iniciativa dividida em três etapas. A primeira decorreu a 22 de junho entre São Lourenço da Montaria e Orbacém e contou com a orientação e comentário de Carlos Venade e Elena Varela, que atuaram como especialistas na vegetação das margens do Âncora.
Este sábado, a partilha de conhecimento sobre as características únicas de todo o cenário natural e cultural que envolve o rio ficará a cargo de Ricardo Carvalhido e as inscrições gratuitas já estão a decorrer aqui. O ponto de encontro está marcado para as 8h30 no local do final da etapa – Moinho da “Tábua” – onde será possível deixar os carros.
PUB“Esta caminhada tem sido uma grande viagem de aprendizagem sobre o nosso rio Âncora e as suas margens. A cada passo que damos e metro que galgamos, descobrimos maravilhas naturais e culturais e comprovamos verdadeiramente a riqueza da biodiversidade e património do nosso Vale com a ajuda da experiente equipa da Desnível Positivo” afirma Joana Cravo, presidente do Nuceartes.
A última etapa, que fará o percurso de Freixieiro de Soutelo até Vila Praia de Âncora, está reservada para o dia 22 de setembro.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
A ação, que une o Nuceartes, núcleo focado na divulgação da arte, cultura, ambiente e património do Vale do Âncora, e a Desnível Positivo, equipa de atletismo com um ADN ligado à proteção do ambiente, conta também com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.
“É com um enorme entusiasmo que calçamos as sapatilhas para partir para esta nova etapa da caminhada da nascente à foz do rio Âncora, com a garantia de que terá tanto de pedagógica como de divertida. A verdade é que não há nada melhor do que podermos estar rodeados pelo cenário natural providenciado pelo rio Âncora e respirar o ar puro do Vale”, completa João Carlos Mota, presidente da Desnível Positivo.
PUBA população do vale do Âncora (e não só) está assim convidada para mais uma etapa da caminhada que percorre os 21 km do rio Âncora: sábado, dia 3 de agosto, às 8h30, com ponto de encontro marcado no Moinho da “Tábua”, em Freixieiro de Soutelo. A caminhada, por sua vez, começará no Parque de Merendas da Árvore em Orbacém. Para participar, basta fazer a inscrição gratuita aqui.