O escritor e professor universitário galego Vicente Vázquez Vidal (Melide, 1992) recebeu, na Cidade da Cultura de Santiago, o prémio literário da 9ª edição do certame Nortear de contos curtos, para jovens escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, pela sua obra “Profundo sen nome”.
A cerimónia esteve presidida pelo Siretor da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal (AECT), Nuno Almeida, o Diretor Geral de Cultura da Xunta de Galicia, Anxo Lorenzo, e pelo Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-Norte. I.P), Jorge Sobrado. O autor melidense recebeu também os primeiros exemplares de “Profundo sen nome”, publicados em português e em galego.
No momento de receber o prémio, Vicente Vázquez, que é professor na Universidade de Lorraine (França), declarou-se emocionado e muito satisfeito por “fazer parte da lista de vencedores do certame e pela oportunidade de lançamento que supõe, não só o prémio, mas também que a obra possa ser publicada tanto em galego como em português”, afirmou Vázquez.
O prémio é uma iniciativa conjunta da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Direção Geral de Cultura da Xunta de Galicia e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal (CCDR-Norte I.P.) e faz parte do projecto europeu Nortear, que em 2019, foi distinguido na categoria de “Melhor Projecto de Cooperação Transfronteiriça”, com o prémio europeu “Sail of Papenburg”, da Associação de Regiões Fronteiriças de Europa.
PUBNo ato de hoje, da Cidade da Cultura de Santiago, o Subdiretor da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal (AECT), Xosé Lago, apresentou o novo projeto Nortear Galicia – Norte de Portugal (Interreg VI A 21-27) que tem um orçamento de 460.000 euros desde 2023 até 2026.
O ato de hoje finalizou com a mesa redonda “A Cultura como oportunidade para a Eurorregião”, moderada por João Ribeiro da Silva, Chefe de Divisão de Programação e Promoção Cultural da CCDR-Norte I.P, na que participaram a Presidente Asspciação Xuventudes Musicais do Eixo Atlântico, Andrea González, o escritor Manuel Andrade e o vencedor de 2021 do prémio Nortear, o escritor e jornalista, Pedro Rodríguez.
GOSTA DESTE CONTEÚDO?
- Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter!
10 anos despois, o prémio Nortear continua como um projeto de êxito. É um exemplo destacado de espaço cultural único na Eurorregião, além de ser uma plataforma de lançamento para os jovens escritores dos dois territórios, ao distinguir anualmente obras literárias originais, incentivar a criatividade literária entre os jovens residentes na Galiza e no Norte de Portugal e promover internacionalmente a distribuição das obras.
Desde 2015 apoiaram-se 9 vencedores do prémio Nortear e apresentaram-se a concurso cerca de 400 obras de jovens da Eurorregião. Só nesta edição de 2024, apresentaram-se 42 obras dos dois territórios.
PUBAlém de Vicente Vázquez, os oito vencedores das anteriores edicições Nortear foram: Lara Dopazo, Rui Cerqueira Coello, Cecília Santomé, Sara Brandão, Sabela Varela, Célia Fraga, Pedro Rodríguez Villar e Marta Pais de Oliveira.
O projeto europeu Nortear é um pólo cultural de referência na Europa no âmbito da Cooperação transfronteiriça. Está cofinanciado pelo Programa Operativo de Cooperação Transfronteiriça España – Portugal (POCTEP).
PUB