Editorial

O EXEMPLO DO SIPE
Picture of Manso Preto

Manso Preto

Partilhar

O SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores) merece hoje a minha reflexão sobre o papel dos sindicatos.

Muitas vezes relacionam-se as associações sindicais a greves com objectivos partidários, quando o seu papel pode ir muito mais além das lutas em que se envolvem. Reivindicar melhores salários, condições de trabalho e sociais essenciais para a estabilidade de qualquer profissional, é óbvio que devem ser preocupações principais. Mas não só!

Na edição anterior noticiámos  http://www.minhodigital.com/news/peticao-do-sipe-na a deslocação de uma ‘embaixada’ do Alto Minho à capital onde o SIPE foi recebido por todos os grupos parlamentares da AR a quem entregaram  uma Petição que abordava e sugeria alterações à política da deslocação/mobilidade de professores. O debate pautou-se pela elevação, no esclarecimento ponderado dos fundamentos, sem o ruidoso ‘bater de portas’ que só conduz à radicalização e dificulta – quantas vezes irremediavelmente – o diálogo e consenso. Não houve declarações inflamadas à comunicação social – muitas vezes uma infértil estratégia em que um minuto de ‘antena’ pode deitar tudo a perder.

Só assim, em meu entender, se conquistam vitórias de que todos são vencedores, sem que para isso tenham de se esticar em ‘bicos de pés’. Esperemos pelos resultados.

Esta semana, o mesmo SIPE vai promover uma caminhada (ver notícia) por terras de S. Lourenço, vale de Âncora e S. Mamede com o objectivo de visitar locais de interesse arquitectónico e cultural, além do convívio saudável que a natureza proporciona.

Mas, por ventura mais relevante, é o facto dos ‘perigosos’ sindicalistas – como por vezes são vistos pelos mais conservadores – terem mobilizado não só professores, como alunos, familiares e outros agentes da comunidade escolar.

GOSTA DESTE CONTEÚDO?

Também os move a confraternização, o meio ambiente, a curiosidade de percorrer trilhos para eles desconhecidos.

Educar, estimular o culto do conhecimento, o prazer da descoberta, a troca de impressões e experiências, também é isto!

E que tão bem faz a diferença …

Mais
editoriais

Junte-se a nós todas as semanas